A colheita do café arábica da safra 2014/15 foi intensificada nas principais regiões do Brasil. No geral, ainda há percentual considerável de grãos a serem colhidos e poucos lotes têm sido comercializados, segundo indicam colaboradores do Cepea.
A produtividade do arábica está abaixo da verificada em temporadas anteriores, o que tem deixado produtores preocupados. Devido ao baixo volume de chuva no período de granação, boa parte do café está miúdo, elevando a quantidade de grãos necessária para encher uma saca de 60 quilos.
Ao contrário do observado no início deste ano, quando o clima seco prejudicou o desenvolvimento do café, neste momento, a falta de chuva pode ser considerada benéfica – precipitações no momento da colheita atrapalham a secagem do café e podem comprometer a qualidade. Já a colheita de robusta está na reta final e um volume maior da variedade já foi negociado.
No Espírito Santo agentes colaboradores do Cepea indicam que a qualidade do robusta está muito boa. Em Rondônia, no entanto, além de as atividades de campo terem sido iniciadas precocemente em algumas lavouras, elevando o volume de grãos verdes nos lotes, choveu durante a colheita, o que aumentou o percentual de defeitos.
Fonte: Cepea