Por Laura Ruschel / laura.ruschel@safras.com.br
SAFRAS (30) – A colheita de café na Bahia continua muito incipiente. Segundo o presidente de honra da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes de Araújo, apenas em lavouras irrigadas a colheita está mais avançada, porém, deverá se intensificar nas demais lavouras somente a partir de do mês de agosto.
“Não víamos um atraso assim há muito tempo”, disse Lopes de Araújo, que estima que menos de 10% já foi colhido. “Irá demorar até termos números mais expressivos.”
Choveu muito na região nos meses de janeiro e março, porém em abril e maio o volume de chuvas foi pequeno. Mas, “as lavouras não estão carentes por água. As dificuldades são com os tratos culturais, que os produtores não estão conseguindo dar aos cafezais”, afirmou o presidente de honra da Assocafé.
Apesar de ainda ser muito cedo, devido à grande quantidade de café ainda em formação, a granação nas lavouras, até nas que não tiveram condições de dar os tratos necessários, tem sido muito boa. Já a quebra não deverá ser muito grande na região. “Nas lavouras irrigadas, a rentabilidade não tem muita redução de um ano para outro”, afirmou Lopes de Araújo. Além disso, a produtividade média esperada é de 21 a 22 sacas por hectare.
(LR)