As condições climáticas nas regiões produtoras de café do Paraná, principalmente no norte do Estado, favorecem as floradas, as quais têm ocorrido desde setembro naquele Estado. “Segundo os próprios cafeicultores há muito tempo não se via floradas tão conc
São Paulo, 28 – As condições climáticas nas regiões produtoras de café do Paraná, principalmente no norte do Estado, favorecem as floradas, as quais têm ocorrido desde setembro naquele Estado. “Segundo os próprios cafeicultores há muito tempo não se via floradas tão concentradas e homogêneas como as atuais, o que é positivo para consolidar o potencial de produção para a próxima safra”, comentam os especialistas Paulo Sérgio Franzini e Dirlei Antonio Manfio, do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná.
Eles informam, ainda, que os técnicos do Deral das regiões cafeeiras iniciaram pesquisa de campo para avaliar os números finais da safra 2005/06, cuja colheita já está encerrada. O levantamento também permitirá estimar a primeira previsão de área e do potencial de produção para a próxima safra 2006/07, cuja colheita deve começar em maio do ano que vem. Serão visitadas 331 propriedades, distribuídas em 123 municípios.
Em março de 2006, quando será realizada a Segunda pesquisa de previsão de safra de café, os técnicos deverão aplicar em paralelo um novo método estatístico de avaliação objetiva, por meio de satélites, em toda a áreas plantada com café no Estado.