Café: Clima compromete lavouras no ES e produtores não têm recursos para realizar os tratos culturais adequados
Café: Em Vargem Alta (ES), excesso de chuvas prejudicou a florada dos cafezais. Grãos apresentam desenvolvimento irregular e produtores não têm condições financeiras de realizar os tratos culturais adequados nas plantas.
Na região de Vargem Alta (ES), o excesso de chuvas prejudicou a florada dos cafezais. A situação ocasionou o abortamento de flores e os frutos. Após esse período, a localidade ficou 25 dias sem precipitações, o que comprometeu o desenvolvimento dos grãos.
O produtor rural do município, Amarildo José Sartori, relata que os cafeicultores também não conseguiram manter os tratos culturais nas lavouras. “Os agricultores estavam descapitalizados e muitos tiveram que vender o café com preços mais baixos e agora com a melhora nos valores não temos o produto para negociar”, afirma.
Em relação à safra, os agricultores terão que esperar a colheita para quantificar as perdas. O estado produz em torno de 3 milhões de sacas de café arábica. Frente a esse cenário, o produtor destaca que esse ano pode ser mais um ano de prejuízos.
“A seca irá beneficiar os produtores em termos, pois só teremos renda se tivermos o produto para vender. Muitos agricultores terão uma redução drástica na colheita e, infelizmente a quantidade colhida não será suficiente, então é trocar seis por meia dúzia, mais um ano de prejuízo”, explica Sartori.
Fonte: Notícias Agrícolas // Fernanda Custódio