03/11/2009 16:31:04
As principais regiões produtoras de café da Colômbia continuaram sofrendo com chuvas bem abaixo do normal, erráticas, ao longo de julho.
É o que informa o Centro de Pesquisas de Café da Colômbia (Cenicafé), segundo noticiaram agências internacionais de notícias. As últimas informações de precipitações da Cenicafé, de julho, também trazem relatos de produtores e exportadores de problemas severos para a nova safra 2009/10 diante das condições climáticas adversas.
As chuvas ficaram abaixo da média e próximas à indicação de seca especificamente em quatro dos cinco departamentos que contam para 60% da produção de café colombiana. As chuvas em julho ficaram 32% abaixo da média na maior província produtora da Colômbia – Antioquia -, enquanto em Riseralda, Quindio e Tolima as precipitações ficaram abaixo entre 46% e 81%. Chuvas excessivas podem atrasar a colheita e prejudicar os grãos prontos para serem colhidos.
Enquanto o clima seco demais de julho a outubro vai prejudicar a florada para a safra intermediária (chamada de mitaca), que será colhida no próximo ano. (LC)