Milhares de pessoas têm algum tipo de vício alimentar, um mal que tanto causa problemas de saúde como constrangimentos sociais
4 de Outubro, 2010
Milhares de pessoas têm algum tipo de vício alimentar, um mal que tanto causa problemas de saúde como constrangimentos sociais
Não é apenas a cafeína que se pode tornar um vício. Também no topo da lista de dependências alimentares compilada pela revista brasileira Veja estão os dois piores inimigos das mulheres e a perdição de qualquer criança: o chocolate e o açúcar.
A santa trindade do prazer está disponível em qualquer esquina e não se discute sequer a sua proibição. Até porque, no caso do café, são igualmente conhecidos os benefícios para quem o consome.
«A cafeína tem uma acção sobre o sistema nervoso central. É um estimulante que deixa a pessoa mais disposta, com melhor raciocínio e concentração», explica João César Castro Soares, endocrinologista a Universidade Federal de São Paulo.
O chocolate e o açúcar, por sua vez, actuam directamente no sistema responsável pelas emoções e estimulam a produção de serotonina.
A falta de café, chocolate e açúcar tem nos consumidores mais ávidos os mesmos efeitos de privação notados, por exemplo, nos fumadores, o que leva a comunidade científica a debater até que ponto estes pequenos prazeres devem ou não ser considerados vícios.
SOL