Aumentos foram essenciais para a retomada das negociações envolvendo volumes significativos
Por Globo Rural
As recentes valorizações do café no mercado internacional impulsionaram com força os preços domésticos do arábica e do robusta nos últimos dias. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, os aumentos foram essenciais para a retomada das negociações envolvendo volumes significativos, o que não acontecia há algumas semanas.
Na terça-feira (24/10), segundo o indicador Cepea/Esalq, em São Paulo, o café arábica foi cotado a R$ 875,97 a saca de 60 quilos, alta de 12,32% em 30 dias. Já o café robusta, no mercado do Espírito Santo, fechou a R$ 658,11 a saca de 60 quilos, alta de 1,98% em um mês.
No campo, a evolução das floradas nas fazendas brasileiras tem ocorrido de maneira bastante satisfatória, e, a princípio, as expectativas para a próxima safra são positivas.
Agentes consultados pelo Cepea relatam estar atentos às previsões climáticas, devido à necessidade de bons volumes de chuva e temperaturas mais amenas para o fim do desenvolvimento das flores e a transformação em chumbinhos.