A produtividade média no município alcança 30 sacas de café por hectare
Por Redação Multimídia ES Hoje (redacao@eshoje.com.br).
O uso de modernas tecnologias nas lavouras cafeeiras transformou o município de Vila Valério o maior produtor de café Conilon no mundo. De acordo com o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair de Melo, agricultores da cidade chegam a produzir 150 sacas por hectare. \”Se a média de produtividade estadual está em 26 sacas por hectare, alguns produtores de Vila Valério já alcançam 150 sacas. No município encontra-se o que há de melhor na produção de café Conilon mundial\”, afirma.
Para Melo, o avanço da cafeicultura na região deve-se em grande parte ao trabalho realizado pelo Incaper e a Secretaria Municipal de Agricultura junto aos produtores de Vila Valério. \”Encontros como este são importantes para manter os cafeicultores atualizados sobre o que há de mais avançado no setor. Serão discutidos tópicos essenciais para a continuidade do trabalho que vem sendo realizado, sendo que nossa meta atual é a produção de cafés de qualidade superior\”, completa.
O extensionista do Incaper, Joventino Vieira Souza, explica o caminho da excelência. \”Para promover a melhoria na produtividade e na qualidade do café produzido em Vila Valério, os agricultores familiares da região perceberam a importância da utilização de mudas e de variedades de qualidade, como o Conilon \’Vitória\’, desenvolvido pelo Incaper. Além disso, foram aprimoradas as técnicas de cultivo, como a adubação por meio da análise de solo e o espaçamento adequado da plantação. Para aumentar a produtividade e reduzir o desperdício de água na irrigação, os produtores mudaram o canhão de água para novas formas de irrigar a lavoura como o microjétil, microaspersão e o gotejamento\”, conta.
Conilon em Vila Valério
Na última safra, o município ultrapassou a marca de 640 mil sacas de café nas propriedades, que somam uma área de aproximadamente 21 mil hectares. Sendo que 90% dessas propriedades têm como base a agricultura familiar.
Somente o município representa cerca de 8% da produção total de café Conilon do Espírito Santo, que na mesma safra ficou em cerca de 7,6 milhões.
Segundo o extensionista do Incaper, Joventino Souza, a produtividade de café no município era baixa antes do uso de técnicas mais modernas no manejo da lavoura. \”Após a implantação dos bons tratos culturais, a produtividade dos cafeicultores aumentou fortemente. Há 12 anos atrás, Vila Valério tinha uma média de produtividade de 9 sacas por hectare, e hoje a produtividade média da cidade alcança as 30 sacas de café por hectare\”, completa o extensionista.