06/12/2006 10:12:14 –
Com investimento de R$ 2,5 milhões, a café Canecão, de Campinas, ampliou sua capacidade de armazenagem, beneficiamento e empacotamento. A expectativa é chegar a 2010 processando 10 mil sacas de café verde (de 60 quilos) por mês, mais do que o dobro do volume atual, que é de 4 mil sacas por mês.
Numa área total de 3,05 mil metros quadrados, a capacidade de armazenagem, que no antigo prédio era de 800 sacas de café verde, foi ampliada para 2,3 mil. Os silos têm capacidade para armazenar 50 toneladas de café torrado em grãos e as linhas de empacotamento foram ampliadas de três para cinco, o que abriu a possibilidade da indústria envasar produtos para terceiros.
Segundo notícia da Agência Anhangüera, o laboratório também foi ampliado e o setor de expedição, que na fábrica antiga tinha capacidade para 20 toneladas passou a ter uma área com capacidade para 80 toneladas e com doca de carregamento.
A empresa também ganhou uma máquina de pré-limpeza dos grãos para garantir a qualidade do produto. Segundo o diretor-comercial, Natal Martins, o que estimulou a mudança e ampliação da fábrica foi o forte crescimento apresentado nos últimos três anos. “Estamos num ritmo de crescimento de 15% a 20% ao ano. E a expectativa é de ter um crescimento tendo Campinas como base para aumentar o raio de atuação”, disse.
Além de ampliar a capacidade, a empresa também vêm investindo na qualidade. “Investimos em um novo torrador com um sistema leitofluidizado, que faz a torra com jato de ar em apenas quatro minutos. Os outros torradores demoram de 15 a 20 minutos para chegar ao ponto. E quanto maior o tempo, menor a qualidade”, explicou o diretor.