Café: bsca encerra inscrições para concurso de cafés naturais dia 31/03

O concurso é aberto a todos os produtores de café arábica de todo o País, desde que tenham certificadas as boas práticas agrícolas, conformidade social e garantia de segurança alimentar (Certificação BSCA Nível 1, ou Utz Kapeh ou ISO 9000 ou 9001 ou 14000, ou Rain Forest Alliance ou Eurepgap). Os vencedores terão o direito de vender seus lotes no leilão exclusivo, via internet, que a entidade realizará após a etapa do júri internacional, que este ano acontecerá em Berne, na Suíça, em maio.

Os cafés naturais são aqueles secos lentamente ao sol, num processo que permite a migração de açúcares da polpa para o grão, resultando em uma bebida mais encorpada, indicada principalmente como base de um blend para expresso. Justamente por causa desta alta qualidade é que o concurso recebeu o nome de Late Harvest um paralelo com vinhos feitos com uvas num estágio avançado de maturação, que ficam muito mais doces e encorpados. São cafés que, colhidos em média seis meses antes, de acordo com o pico de maturação de cada região, apresentam a partir do primeiro trimestre de cada ano o seu potencial de qualidade total, já que o processamento natural exige um período maior de repouso dos grãos.

Organizado pela primeira vez em 2004, o Concurso de Cafés Naturais Late Harvest segue os mesmos critérios rígidos do Cup of Excellence Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, realizado há sete anos pela BSCA com o apoio do Ministério da Agricultura. Todas as amostras são codificadas e selecionadas em duas etapas: por um júri nacional, integrado por experientes provadores brasileiros, e por um júri internacional, integrado por profissionais de compra de lojas de café e torrefadoras mundiais. As provas são cegas e a nota de corte entre a etapa nacional e a internacional é de 80 pontos, numa escala de zero a 100.

A primeira etapa de seleção, nacional, será realizada de 17 a 19 de abril, em Alfenas (MG), pelos integrantes da Comissão de Classificadores da entidade. A relação dos lotes finalistas será divulgada no dia 20 de abril. A segunda etapa, internacional, acontecerá em Berne, na Suíça, durante o 5o World Speciality Coffee Conference & Exhibition, que será realizado de 19 a 21 de maio pela SCAE – Specialty Coffee Association of Europe. A Comissão Julgadora, que será integrada por no mínimo cinco provadores internacionais, divulgará a relação dos vencedores no dia 21 de maio.

Cada produtor poderá inscrever no máximo dois lotes de café (produzidos na fazenda inscrita e certificada), com um número mínimo de 20 sacas de 60kg de café beneficiado e um máximo de 50 sacas. Para participar, o produtor deverá enviar, até 31 de março, para a sede da Associação Brasileira de Cafés Especiais (Praça Melvin Jones, 154, Caixa Postal 30, CEP 37130-000, Alfenas – MG), uma amostra representativa do lote, com 2 quilos de café beneficiado e embalado em saco plástico próprio para este fim, juntamente com a ficha de inscrição. Caso o café seja identificado como orgânico, a amostra deverá ser acompanhada do respectivo certificado.

Os lotes inscritos deverão ser mantidos no armazém do produtor ou em outro local por ele indicado. Os lotes finalistas deverão ser beneficiados e preparados e mantidos no armazém até o embarque, dentro das características exigidas (tipo 2, contendo peneiras 16 e acima e com vazamento máximo de 5% na peneira 16, com teor de umidade máximo de 12%).

Maiores informações e o regulamento completo podem ser obtidos na página www.bsca.com.br ou pelo telefone (35) 3292-1880.

As informações partem da Tempo de Comunicação.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.