Café brasileiro de volta à origem com produção no interior do Rio de Janeiro

Fazendas históricas do interior do Rio de Janeiro voltam a produzir o grão que já foi base para economia nacional

 


A bebida mais consumida do Brasil, o café, celebra seu dia internacional no dia 14 de abril, cuja história confunde-se com a história política e econômica do país.  Sua introdução data de 1727, quando o Sargento-Mor Francisco de Melo Palheta trouxe mudas da variedade Arábica Typica, que se adaptou perfeitamente ao nosso clima. Tal adaptação fez desta fruta o ouro verde brasileiro durante o século 19 e tornou-se principal produto da economia do império.


70% desse café foi plantado na região do Vale da Paraíba, hoje conhecida como Vale do Café, trazendo muita riqueza para o local e possibilitando a construção de suntuosas fazendas históricas. Algumas destas fazendas ainda existem, mas pararam de produzir café depois do declínio da commodity e da abolição.


Mas, agora, no século 21, algumas dessas propriedades estão resgatando a produção cafeeira através do projeto “Introdução de Cafés Especiais no Estado do Rio de Janeiro” do Sebrae, RJ. Dentre as fazendas participantes, estão a Fazenda União em Rio das Flores e a Fazenda Alliança em Barra do Piraí, que irão, em breve, oferecer cafés gourmet de alta qualidade para serem degustados e jardins da planta para visitação.


Os novos cafezais destas fazendas ainda não colheram frutos, mas já podem ser vistos e compreendidos como modelos de sustentabilidade de solo, já que a produção oitocentista obviamente não seguiu padrões ambientais e desgastou bastante o solo da região. Ambos os cafezais são sombreados, o que garante sabor diferenciado, além de uma colheita manual e selecionada, indo apenas os melhores e mais maduros grãos para a torra. A Fazenda Alliança está produzindo o café orgânico e terá proposta comercial bastante personalizada.


Os mais interessados na história econômica do país e no modo de produção do café do século 19 podem aproveitar a visita ao Vale para conhecer fazendas que foram de grandes barões do café. Destas, estão abertas à visitação a própria Alliança, que ainda preserva todo o circuito do café da época, com sua bela tulha e terreiro, além de uma bela produção orgânica de hortaliça e búfalas, a Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores, com o engenho original e um suntuoso casarão que preserva o mobiliário da época, a Fazenda São Roque, em Barra do Piraí, uma das mais antigas com seu belo terreiro e mobiliário,  a Fazenda Vista Alegre, em Valença, cenário de novela que também funciona como guest house e cria cavalos de puro sangue inglês e a Fazenda União, com seu museu dos escravos, museu de arte sacra sede que funciona como luxuoso hotel fazenda.


Serviço:


Fazenda Alliança – Barra do Piraí, RJ
Site: fazendaallianca.com.br
Contato: (21) 7892-9499 | contato@fazendaallianca.com.br


Fazenda do Paraízo – Rio das Flores, RJ
Site: www.fazendadoparaizo.com.br
Contato: contato@fazendadoparaizo.com.br | (24) 99859-5727


Fazenda São Roque – Vassouras, RJ
Site:  www.fazendasaoroque.com.br
Contato: contato@fazendasaoroque.com.br | (21) 97977-7555


Hotel Fazenda Fazenda União – Rio das Flores, RJ
Site: www.fazendauniao.com.br
Contato: reservas@fazendauniao.com.br | (24) 2458-1701


Fazenda Vista Alegre – Valença, RJ
Site: fazendavistaalegre.wordpress.com
Contato: renattamattos21@gmail.com | (21) 98817-0747

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.