04/12/2006 05:12:59 –
O café arábica cereja descascado produzido na Fazenda Divino Espírito Santo, em Piatã (BA), conquistou o primeiro lugar no 3º Concurso Nacional Abic de Qualidade do café. O resultado foi divulgado no encerramento do Encontro Nacional da Indústria de café (14º Encafé), realizado em Guarapari (ES).
O lote de 10 sacas foi arrematado durante o Leilão dos cafés Finalistas, pelo Consórcio Qualidade Brasil, formado pelas indústrias Astoria Real, Guidalli e Sobesa, que pagou R$ 4.430 por saca. O segundo lugar foi conquistado pela Fazenda Cachoeira da Grama, de São Sebastião da Grama, região da Mogiana paulista. O lote de 10 sacas de café cereja descascado foi adquirido no leilão pelo Consórcio Mineiro, formado pelas empresas café Toko, Letícia e Cajuba, que pagou R$ 2.103,10 por saca.
O Concurso Nacional de Qualidade do café promovido pela Associação Brasileira da Indústria de café foi disputado pelos nove lotes vencedores dos concursos estaduais, que este ano contou com a participação de cerca de 4 mil produtores. Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia concorreram, cada um, com um lote na categoria cafés Naturais e um lote na categoria cafés Descascados. O Espírito Santo concorreu apenas na categoria cafés Naturais. Os cafés vencedores foram totalmente adquiridos no leilão pelas indústrias, por um preço de abertura 30% acima da cotação da BM&F para cafés arábicas.