Preços fecharam a segunda em queda de 2,69%; na última quinta, cotação avançou quase 7%
Por Globo Rural
O café segue sem direção definida na bolsa de Nova York e fechou a segunda-feira (4/12) com preços em forte queda. Os contratos do grão tipo arábica com vencimento para março caíram 2,69%, para US$ 1,7940 por libra-peso.
Para Lúcio Dias, consultor no mercado de café, o forte recuo desta segunda está relacionado com um movimento de realização de lucros, uma vez que neste momento a atuação dos fundos deixou os preços ainda mais voláteis.
“Dentre todas as commodities, o café hoje é que tem a maior volatilidade neste momento. Falta vendedor em certos momentos e ausência de comprador em outros. Além disso, não há nenhuma ameaça do clima para as plantações fora de época”, diz ele, lembrando que o calor em áreas produtoras visto recentemente é algo esperado para esse período do ano.
Diante do cenário de instabilidade, ele afirma que as oscilações seguirão na bolsa, e só devem cessar com o aumento dos estoques certificados.
“O preço terá condições para se normalizar a partir do momento em que grandes traders levarem café para os estoques certificados nos EUA e também na Europa. Mas o que está acontecendo agora é totalmente o oposto”, pontua.
Na última quinta (30), os estoques certificados em Nova York caíram 33 mil sacas em apenas um dia, levando o café a uma alta de quase 7% em um único pregão.