Café arábica tem alta em NY com possível aumento de demanda

11 de dezembro de 2013 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

11/12/2013 

 

As cotações futuras do café arábica registraram o maior ganho porcentual diário desde setembro do ano passado na Bolsa de Nova York. A reação se deveu ao desempenho dos contratos de robusta, que subiram mais de 4% na Bolsa de Londres. A alta da variedade menos valorizada sinaliza para a possibilidade de as torrefadoras adicionarem mais arábica aos seus blends, estimulando a demanda por esse tipo de grão. No começo de dezembro, a diferença de preço entre o arábica e o robusta se estreitou para o menor nível em quatro meses.

Cafeicultores no Vietnã, maior produtor mundial de robusta, estão segurando o produto para impulsionar as cotações, e a estratégia vem dando resultado. Apesar do desempenho, analistas lembram que a perspectiva é de oferta abundante das duas variedades. Ontem, o contrato do arábica com vencimento em março avançou 3,9%, a 110,25 centavos de dólar por libra-peso.

O suco de laranja teve ganho de 1,1%, após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduzir sua estimativa para a safra da Flórida. De acordo com a nova projeção, o maior Estado produtor de laranja do país deve colher 121 milhões de caixas na temporada atual, o menor volume em 24 anos.

Na Bolsa de Chicago, o trigo caiu 1,8%, com a previsão de estoques maiores do grão nos EUA e em outros países. Em seu relatório mensal, o USDA estimou os estoques finais nos EUA em 15,65 milhões de toneladas, acima da projeção anterior, de 15,38 milhões de toneladas. Analistas esperavam 15,05 milhões de toneladas.

Fonte: Angelo Ikeda, de O Estado de S. Paulo

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.