Sexta-Feira, 19 de Abril de 2013 CenárioMT
Os preços futuros do café arábica ignoraram a expectativa de produção volumosa no Brasil e fecharam em alta de quase 3% ontem na Bolsa de Nova York, sustenta dos por fatores técnico se pelo enfraquecimento do dólar, que torna as commodities negociadas na moeda norte-americana mais atraentes para compra dores estrangeiros.
O contrato julho subiu 2,9% e fechou a 140,80 centavos de dólar por libra-peso, o patamar mais alto em cinco semanas. Investidores que vinham apostando na queda das cotações decidiram recomprar contratos depois de o arábica terminar todas as sessões desta semana acima da mínima em quase três anos, atingida no pregão de segunda-feira. Além disso, ordens automáticas de compra, que são disparadas quando os preços atingem certo nível, der a mim pulso adiciona là commodity.
19/04/2013
Cenário: Angelo Ikeda – O Estado de São Paulo
Os preços futuros do café arábica ignoraram a expectativa de produção volumosa no Brasil e fecharam em alta de quase 3% ontem na Bolsa de Nova York,sustentados por fatores técnicos e pelo enfraquecimento do dólar, que torna as commodities negociadas na moeda norte-americana mais atraentes para compradores estrangeiros. O contrato julho subiu 2,9% e fechou a 140,80 centavos de dólar por libra-peso, o patamar mais alto em cinco semanas. Investidores que vinham apostando na queda das cotações decidiram recomprar contratos depois de o arábica terminar todas as sessões desta semana acima da mínima em quase três anos, atingida no pregão de segunda-feira. Além disso, ordens automáticas de compra, que são disparadas quando os preços atingem certo nível, deram impulso adicional à commodity.
O açúcar bruto caiu 1%, com o aumento do ritmo da colheita no Brasil. No começo da safra, o esmagamento da cana vinha sofrendo atrasos por causa das chuvas nas principais regiões produtoras do País, mas agora o clima está mais seco.
E,apesar da expectativa de que as usinas destinarão mais cana para a produção de etanol do que de açúcar, o excedente global desta commodity ainda deve ser grande. Na Bolsa de Chicago,a soja subiu 0,72%,impulsionada por dados semanais de exportação dos EUA,que geraram temores de uma oferta americana ainda mais apertada. Esse aperto pode ser verificado nos altos preços do mercado à vista, que costumam refletir a baixa disponibilidade do grão no curto prazo.