Porto Alegre, 07 de outubro de 2014 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York ICE Futures US) para o café arábica opera em alta nesta terça-feira, estendendo os ganhos de ontem, quando atingiu máximas de dois anos e oito meses. Novos receios com o clima seco no Brasil impulsionam os futuros.
Os preços do café mais do que dobraram este ano à medida que a falta de chuva reduziu a oferta do Brasil, maior produtor e exportador mundial, para este e para o próximo ano. No momento, as árvores brasileiras estão na florada, o que determina o tamanho da próxima safra.
A falta de umidade pode abortar o processo. As lavouras do país devem permanecer sem chuva até a terceira metade de outubro, de acordo com a Somar Meteorologia. Além disso, a valorização do real ante o dólar também ajuda a sustentar os futuros do café, pois desencoraja as exportações do Brasil. As informações são de agências internacionais.
Os contratos com entrega em dezembro/2014 são negociados 221,70 centavos de dólar por libra-peso, avanço de 0,90 centavo (+0,4%). A posição março/2015 tem cotação de 225,55 centavos de dólar, acréscimo de 1,10 centavo em relação ao fechamento anterior (+0,49%).
Cândida Schaedler (candida.schaedler@safras.com.br) / Agência SAFRAS