FNC afirma que vendas tiveram alta em comparação com 2022 e Colômbia aposta em consolidar mercad
Por Notícias Agrícolas
Com as tendências de consumo mostrando cada vez mais a participação da Ásia no mercado de café, operadores monitoram de perto o interesse da China em avançar com o consumo da bebida no país. O Brasil vem conquistando um espaço importante e recentemente a Colômbia mostrou que também tem feito bons negócios com a potência asiática.
Recentemente, Germán Bahamón – gerente geral da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) divulgou que as vendas de café verde da Colômbia tiveram alta graças aos embarques para o mercado chinês. Segundo o porta-voz, foi registrada alta de 224% em comparação com o ano de 2022.
“Hoje estamos a servir o mercado da China de forma articulada, uma estratégia comercial onde todos devemos capturar o último passo, muito provavelmente a abertura de uma loja na China”, afirmou o director-geral da federação para a imprensa local.
As vendas avançam, mas o país vizinho quer consolidar o mercado. A Colômbia conta hoje com escritórios na Holanda, Estados Unidos Jão e recentemente abriu também um escritório na China.
Os números mais recentes da Colômbia mostram que a produção avançou 16% até o momento no país. Os dados são do Cenicafé e a previsão é que a colheita neste primeiro semestre se aproxime de 5,8 milhões de sacas, o que significaria um aumento de 17% em comparação com o mesmo período no ano passado.
“Hoje as exportações colombianas no ano cafeeiro já crescem 10%, o crescimento das exportações da Federação de outubro a abril cresceu 31% e reduzimos em 35% as despesas nos escritórios estrangeiros”, afirma a publicação.
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