SAFRAS (07) – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica opera queda nesta quinta-feira, realizando uma correção técnica após o avanço "meteórico" da semana passada. Estimativas pessimistas da indústria para as colheitas de 2014 e 2015 no Brasil impulsionaram a commodity para máximas de dois meses e meio, o que também incentivou as vendas por partes de agricultores, pressionando os futuros.
Segundo analistas da corretora Newedge, consultados por agências internacionais, é provável as cotações tenham que ficar próximas da área de 180 centavos de dólar para atrair compradores. Eles dizem que é mais um "jogo de espera" no momento.
A pior seca em décadas no Brasil, que é o maior p rodutor e exportador mundial dos grãos, reduziu o crescimento das cerejas, que contém as sementes que são torradas e moídas para fazer a bebida. Além disso, o calor excessivo prejudicou o desenvolvimento das plantas para a safra do ano que vem, o que poderia resultar no primeiro déficit de oferta em três ciclos. As informações são de agências internacionais.
Os contratos com entrega em setembro/2014 são negociados a 185,65 centavos de dólar por libra-peso, recuo de 5,15 centavos (-2,7%). A posição dezembro/2014 tem cotação de 189,60 centavos de dólar, perda de 5,05 centavo em relação ao fechamento anterior (-2,6%).
(CS)