fonte: Cepea

Café ameaçadode extinção

13 de novembro de 2012 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

13/11/2012
 


Plantas selvagens da espécie arábica correm o risco de desaparecerem da África em um prazo de menos de 70 anos devido às mudanças climáticas, mostra estudo inédito
 
CESAR BAIMA
cesar.baima@oglobo.com.br


Um estudo inédito conduzido por cientistas do Jardim Botânico Real de Kew, no Reino Unido, e da Etiópia revela que as mudanças climáticas podem levar à extinção das plantas selvagens de café arábica (Coffea arabica) no continente africano bem antes do fim deste século. Embora não sejam exploradas comercialmente, estas plantas selvagens são consideradas fundamentais para a sustentabilidade de toda a indústria do café, a bebida mais consumida do mundo e segunda commodity mais negociada no mercado internacional, atrás apenas do petróleo.


Segundo os pesquisadores, os pés de café arábica espalhados nas plantações ao redor do mundo vêm de um estoque genético extremamente limitado e não têm flexibilidade para resistir às mudanças no clima, além de estarem expostos a outras ameaças, como pestes e doenças, mas mesmo as plantas selvagens serão fortemente afetadas pelo aquecimento global. Com base em modelos computacionais, os cientistas analisaram pela primeira vez a reação das populações naturais de café arábica a três cenários diferentes de emissões de gases do efeito estufa e suas consequências em também três intervalos de tempo (2020, 2050 e 2080).


Todos os modelos analisados mostraram que as mudanças no clima terão efeitos profundos no número e extensão das populações selvagens do café arábica. No pior dos cenários, até 2080 haverá uma redução de 99,7% das localidades em que as condições bioclimáticas são favoráveis ao desenvolvimento natural das plantas, colocando-as sob uma grande pressão ambiental e alto risco de extinção. Já no melhor cenário, essa queda ficaria em pelo menos 65%.


Os cientistas destacaram, porém, que em todos os casos as projeções são conservadoras, pois não levaram em conta outros fatores que já estão contribuindo para o desaparecimento das plantas selvagens, como o desmatamento em larga escala das florestas dos planaltos da Etiópia e do Sul do Sudão, lugar de origem do café arábica. A análise também não considerou outras ameaças como alterações na época do florescimento e redução no número de pássaros responsáveis pela dispersão das sementes, que também devem ter forte influência na capacidade de sobrevivência dos exemplares selvagens.


— O café tem um papel importante no sustento e geração de renda de várias populações e se tornou parte de nossa cultura e sociedade modernas. A extinção do café arábica é uma projeção surpreendente e preocupante — comentou Tadesse Woldemariam Gole, integrante do Fórum para as Florestas de Café e Meio Ambiente da Etiópia.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.