Café: ABIC na Mercosuper 2008

27 de março de 2008 | Sem comentários Consumo Torrefação

Pelo terceiro ano consecutivo, a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café participará da Mercosuper, uma das maiores feiras do segmento supermercadista do País que começa domingo, dia 30, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Com um estande em formato de cafeteria, a entidade vai divulgar os diversos projetos que realiza visando a melhoria contínua da qualidade do café para os consumidores, entre eles o PQC – Programa de Qualidade do Café que distingue as categorias de produtos Tradicional, Superior e Gourmet, e o PCS – Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, que certifica os produtos Superiores e Gourmets desde a fazenda até a etapa de industrialização.


 


“Nosso principal objetivo em participar de uma feira especializada como a Mercosuper é mostrar aos supermercadistas de que forma eles podem aumentar as vendas e a rentabilidade da categoria em suas lojas”, diz Guivan Bueno, presidente da ABIC. Para ele, “existe uma demanda crescente de consumidores de café que estão curiosos e que querem experimentar. Para atendê-los, os supermercadistas devem, por exemplo, redefinir o planograma da prateleira, dando destaque e diferenciação para os cafés de alta qualidade, ao mesmo tempo em que amplia o mix e introduz as novas categorias de produtos”.


 


Parcerias que valorizam o café


 


Outra proposta que a ABIC pretende reforçar na Mercosuper refere-se às parcerias entre os supermercados e suas indústrias fornecedoras, em promoções que valorizem a categoria. “Aproveitar datas comemorativas, como o Dia Nacional do Café, em 24 de Maio, para incrementar o espaço café e atrair os consumidores com atrações diferenciadas, como degustação e distribuição de folders educativos, é uma ação que vem crescendo nos últimos anos”, explica Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da entidade.


 


Da mesma forma, há o “Festival do Café no Inverno”, ação já incorporada ao calendário promocional de diversos supermercados, como Pão de Açúcar, Extra e Carrefour, e realizada durante o mês de julho. “Nesse período, pode-se realizar um conjunto de ações nas lojas, criando áreas destacadas para o café, exposição privilegiada, oferta de novos produtos, degustações e promoções, ações no PDV e distribuição de muito material informativo sobre preparação do café, tipos e qualidades e os benefícios do café para a saúde”.


 


Para estimular ainda mais essas ações compartilhadas, a ABIC elegeu como o tema de suas atividades promocionais em 2008 o slogan “Café Sustentável, Consumidor Consciente”. A entidade pretende disseminar junto aos consumidores a importância da sustentabilidade econômica, social e ambiental do agronegócio café. “Vamos mostrar que, ao comprar um produto que foi feito respeitando-se os quesitos sociais, econômicos e ambientais, o consumidor está colaborando para a sustentabilidade do setor”, explica Guivan Bueno. A ABIC quer também incentivar o consumo consciente, conceito que engloba cuidados simples do dia-a-dia, como não-desperdício de alimentos, água e energia; aquisição de produtos que não poluam ou prejudiquem o meio ambiente, reciclagem, saúde e cidadania.


 


Organizada pela Associação Paranaense de Supermercados, a Mercosuper será realizada até 1º de abril, e deverá superar a edição de 2007, quando recebeu 41 mil visitantes e gerou R$ 550 milhões em negócios. O estande-cafeteria da ABIC (nº 82) fica logo na porta de acesso ao evento.


 


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.