Café: A bebida que desperta a mente
Ana Patrícia Oliveira
Data: 2008-05-05
Cerca de 300 anos depois da sua descoberta, o café percorre o mundo nas mais variadas formas. Bebidas, sobremesas e até medicamentos feitos a partir de café estão ao alcance de qualquer um. Uns desprezam o seu paladar. Mas os seus «amantes» estão longe de negar as qualidades e o sabor da bebida que mantém a mente acordada.
Com conta, peso e medida
«Mas afinal qual é a dose diária recomendada de cafeína?», perguntam os mais preocupados. «Para os adultos saudáveis, a ingestão de cafeína deve limitar-se a um máximo de 300 mg/dia, sendo que o consumo de café, chá e outras bebidas compostas de cafeína é desaconselhado a crianças e adolescentes. Para se ter uma ideia, e de acordo com a Roda dos Alimentos, um café expresso comprido tem, em média, cerca de 125 mg de cafeína, enquanto que um café curto tem aproximadamente 104 mg deste estimulante», explica a nutricionista.
O hábito da toma do café em certas alturas do dia pode revelar uma dependência da cafeína. Quando, por algum motivo, há uma privação desta substância existe uma resposta negativa do organismo. «Alguns sintomas típicos incluem as dores de cabeça, a fadiga, a irritabilidade, a insónia, o tremor das mãos, as náuseas, os vómitos e a secura da boca», acrescenta a presidente da APN.
Uma vez que estes sintomas não se podem comprovar através de exames médicos, atribui-se a sua ocorrência ao factor psicológico, revelado pelo próprio indivíduo. Por esta razão, não existem ainda provas que acautelem para os efeitos nefastos desta bebida no organismo.
Mitos e verdades do café:
• O café pode ajudar a combater algumas adversidades. Certo: Quando consumido em doses recomendadas, o café pode ser um aliado.
• As crianças e adolescentes devem evitar o café. Certo: Tendo em conta os potenciais efeitos da cafeína no desenvolvimento do sistema nervoso, as crianças devem evitar a sua ingestão.
• O descafeinado não tem cafeína. Errado: o descafeinado tem uma percentagem, embora muito reduzida de cafeína.
• O café emagrece? Errado: Não existem estudos que comprovem este efeito.
• A cafeína causa habituação. Certo: A privação repentina da ingestão de café causa sintomas de privação, como dores de cabeça, fadiga, irritabilidade, entre outros.
• A cafeína provém apenas do café. Errado: Existem cerca de 60 espécies de plantas das quais se pode extrair cafeína, embora os grãos de café sejam bastante ricos nesta substância.
Fonte: Jornal do Centro de Saúde