CAFÉ TERÁ MAIS SAÍDA
18/09/2009 – Os produtores de café de Cachoeiro de Itapemirim ganham um reforço na hora de vender o seu produto, hoje, com a inauguração do Centro de Classificação e Degustação do café. Instalado no Ceasa Sul, no bairro Valão, esse espaço vai oferecer ao produtor, gratuitamente, laudos técnicos atestando a qualidade do café que ele tem para ser vendido. Isso vai auxiliar especialmente os agricultores familiares, no momento em que forem negociar seus produtos. A instalação da sala é iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semder), que usa recursos dos royalties do petróleo para realizar o investimento.
A cafeicultura é a principal fonte de renda de muitos produtores familiares de Cachoeiro de Itapemirim. “Com mais essa iniciativa, reforçamos o apoio que já damos aos cafeicultores do município, especialmente os da agricultura familiar. Muitas famílias dependem do café para sobreviver. Com a orientação que passamos a dar diretamente nas fazendas neste ano, mais essa sala de classificação do produto, damos mais dignidade para que essas pessoas continuem vivendo no campo”, afirma o secretário municipal de desenvolvimento rural, José Arcanjo Nunes.
No novo espaço, que começa a funcionar nesta segunda-feira (21), o produtores rurais também vão encontrar orientações sobre como cultivar o café e prepará-lo para venda. Tudo isso a partir da entrega pelo produtor, no próprio centro de classificação, de uma amostra, que vai ser avaliada por técnicos da Semder.
Produtores já recebem orientação na produção de café desde julho
Outro projeto de incentivo à cafeicultura foi instalado neste ano pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. É a orientação aos produtores rurais que produzem café, nas próprias localidades, prestada pelo técnico agrícola José Francisco Landi. Cerca de quarenta produtores já receberam as orientações que fazem parte da primeira etapa do projeto.
A orientação trata das técnicas de poda e adubação dos pés de café, além de cuidados durante a colheira do fruto. E cada propriedade rural atendida vira um espaço de aprendizagem para os agricultores vizinhos dela. “Criamos fazendas-modelo, em diferentes regiões do município, onde os agricultores que moram perto dali visitam e acompanham o andamento do nosso trabalho”, afirma José Francisco Landi.
Participe!
Inauguração do Centro de Classificação e Degustação do café
Onde: no Ceasa Sul, que fica na avenida Mauro Miranda Madureira (conhecida como “Rodovia do Valão”).
Data: nesta sexta-feira (18), às 9h, aberto ao público.