Nova York, 25 – A comercialização da safra de café 2006/07 do Burundi começará no próximo mês, após três meses de colheita, disse um representante da indústria. Jean Baptiste Manirakiza, chefe da seção econômica da Direção do Café de Burundi (Ocibu), afirmou que o governo deverá iniciar licitações semanais na capital, Bujumbura.
Esta safra foi considerada muito boa e a produção está estimada entre 35.000 e 40.000 toneladas ante 6.000 toneladas da última safra. A boa colheita foi atribuída às condições climáticas favoráveis. No entanto, Manirakiza disse que a colheita e a secagem da nova safra têm sido atrasadas pelo excesso de chuvas, mas a qualidade do café deverá ser muito boa, porque as chuvas contribuíram para a formação e o desenvolvimento das lavouras.
De acordo com comerciantes de café em Bujumbura, a Ocibu deve começar a oferecer 60 lotes semanais, ou 1.080 quilos, devido aos altos estoques atualmente em poder dos produtores. Com o consumo doméstico estimado em cerca de 1% de sua produção anual, o Burundi exporta quase toda a sua produção, especialmente, aos Estados Unidos e à Europa. As informações são da Dow Jones.