Buaiz Alimentos inaugura fábrica de produção de café no ES
(20/03/2009 15:26)
A Buaiz Alimentos inaugurou uma nova fábrica da marca de café Número Um, no Terminal Intermodal da Serra (Tims), contando com a presença do governador Paulo Hartung, do vice-governador Ricardo Ferraço, do secretário de Estado de Desenvolvimento, Guilherme Dias, e do secretário e Economia e Planejamento, Audifax Barcelos. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira (18).
Com investimentos da ordem de R$ 11,15 milhões, o projeto foi contemplado pelo Programa de Incentivo ao Investimento no Espírito Santo (Invest-ES), que visa a concessão de incentivos tributários à expansão e/ou instalação de novos negócios em território capixaba.
Com a nova unidade fabril, a previsão dos empreendedores é de que a capacidade de produção de café torrado e moído possa duplicar nos próximos anos, visando garantir oferta para suprir a demanda no mercado interno e, até mesmo, iniciar a venda da marca para outros países. Atualmente, a produção mensal é de 200 toneladas.
Dentre os planos da empresa está ainda o lançamento de novos cinco itens na linha de cafés especiais para atender ao crescente consumo de café pelos brasileiros. Os produtos serão lançados na 21ª Super Rio Expofood 2009, que acontece entre os próximos dias 23 e 26, no Riocentro, no Rio de Janeiro.
A unidade, que foi construída em um período de 14 meses, ocupará uma área de 3 mil metros quadrados de um terreno de 30 mil metros quadrados. A escolha do Grupo Buaiz pelo Tims se deu pela disponibilidade de infra-estrutura existente, beneficiando o desenvolvimento logístico.
Para os empreendedores, a previsão é de que até 2012 a fábrica concentre grande parte da fabricação da linha de produtos da marca, além do café, como misturas para pães e bolo, o empacotamento de farinhas domésticas, um centro de distribuição de cerca de 6 mil metros quadrados e a Distribuidora Vitória. Já no centro de Vitória, onde fica a sede da Buaiz Alimentos, será mantida e ampliada a Moagem de Trigo do Moinho Vitória.
O governador Paulo Hartung afirmou que em plena crise econômica mundial o Espírito Santo vem recebendo um conjunto extraordinário de investimentos. Hartung ressaltou que além dos investimentos privados, o Governo do Estado irá investir mais de R$ 1 bilhão em 2009, número superior feito nos anos de 2008 e de 2007 pelo Estado.
“É uma alegria participar da inauguração de mais uma planta industrial no Estado. Alegria ainda maior pelo fato de se tratar de um empreendimento de um tradicional grupo empresarial capixaba, que vem crescendo e expandindo suas atividades para vários estados brasileiros”, frisou.
Grupo Buaiz
O Grupo Buaiz foi criado em 1946 voltado para atividades de comércio em geral: comprava, importava e distribuía diversos produtos, dentre os quais farinha de trigo das indústrias Reunidas Matarazzo de São Paulo. Além disso, a empresa atuava de forma acentuada com representações comerciais.
Com a autorização do então governo Getúlio Vargas, o Grupo aproveitou o crescente aumento das revendas de farinha de trigo e construiu o Moinho Vitória, em 1955, com capacidade inicial de produção de 50 toneladas por dia.
Atualmente, o Grupo divide-se em quatro áreas de atuação: alimentos, comércio exterior, prestação de serviços e comunicação e entretenimento, atuando em mercados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sul da Bahia, Oeste de Minas Gerais e no Vale do Paraíba.