24/11/2006 18:11:07 –
O Governo da Venezuela admitiu que a broca-do-café atingiu pouco mais da metade dos 220 mil hectares do grão cultivados no país e que teme uma perda total nas regiões afetadas.
O ataque de broca se estendeu a 117 mil hectares e “pode ocasionar a perda de 50% da produção de café tipo ouro”. Diante disso, o Ministério da Agricultura e Terras (MAT) iniciará uma campanha para tentar “controlar e minimizar o dano”.
A maioria do café venezuelano é chamado de “tipo ouro”, que é o de maior qualidade e de mais alta cotação no mercado internacional. O Serviço Autônomo de Sanidade Agropecuária (SASA) do MAT executará a campanha neste mesmo mês, para a qual se destinará inicialmente o equivalente a pouco menos de US$ 1 milhão, segundo informou um comunicado ministerial.
“Uma equipe de 304 voluntários, entre engenheiros agrônomos e técnicos, se encarregará da capacitação de 6.981 famílias cafeicultoras na produção de café agroecológico, muito apreciado no mercado internacional, onde não se empregam químicos em seu cultivo”.
“A campanha será feita em 20 estados e incorporará filhos e filhas dos produtores…que contribuirão para o resgate de conhecimentos agrícolas ancestrais”, indicou o ministro.
A reportagem é do site Elnuevodia.com.ve.