Brasília/DF – Além de expandir a produção de alimentos seguros, a agricultura orgânica também pode garantir relações de trabalho justas e sustentabilidade ambiental, destacou hoje (07/06) o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Carlos Guedes Pinto, ao participar do lançamento do II Semana dos Alimentos Orgânicos, realizado no Ministério do Meio Ambiente.
Também estiveram na solenidade a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente (MMA), o ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e o secretário de Agricultura Familiar do Ministério, que representou o ministro Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adoniran Sanches.
Durante o evento, os ministros assinaram uma portaria interministerial para oficializar o apoio dos ministérios à agricultura orgânica. Até o final do mês, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, deve assinar um decreto regulamentando a produção brasileira de orgânicos.
Para Guedes, a parceria interministerial vai ajudar a consolidar a produção de alimentos orgânicos no país, que hoje ocupa 6,5 milhões hectares e envolve 20 mil agricultores, dos quais 80% são pequenos. “Ela vai contribuir de forma significativa para que possamos trabalhar de forma integrada. E o objetivo final é expandir a produção de alimentos orgânicos”, assinalou.
O ministro interino da Agricultura ressaltou ainda a importância de que a cadeia produtiva cumpra as regras da legislação sobre alimentos orgânicos. “Precisamos assegurar que realmente o produto foi cultivado de acordo com as normas estabelecidas para a agricultura orgânica.” De acordo com Guedes, a regulamentação dos orgânicos é fundamental para atestar a autenticidade e segurança desses alimentos.
A II Semana dos Alimentos Orgânicos vai de 23 a 30 de junho. Neste período, serão realizados eventos para promover o consumo de produtos orgânicos e informar os consumidores sobre seus benefícios. “Temos que estimular o consumo responsável de alimentos”, disse de Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Agricultura, Rogério Dias.