O preço do café no varejo teve uma queda de – 13,5% na gôndola, abaixo da média da cesta básica que foi de -5%
O brasileiro consumiu mais café no ano de 2023, ao todo foram consumidas 21,7 milhões de sacas, aumento de 1,64% em relação a 2022. O consumo per capita no país foi de 6,40 kg por ano de café cru e 5,12 kg por ano de café torrado e moído, um crescimento de 7,47%, também comparado a 2022.
O país segue como segundo maior consumidor de café do mundo, e maior dos cafés nacionais, consumindo 39,4% da safra de 2023.
Esses dados são parte da divulgação feita pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que monitora mensalmente as vendas no varejo de todo o Brasil, por meio de 2 milhões de notas fiscais. Através desse levantamento é possível analisar o perfil dos consumidores, desde preferências a mudanças no mercado.
Faturamento café torrado
Ainda que o consumo interno tenha aumentado, o faturamento (Bilhões R$), teve queda de -2,78%, em 2023, comparado a 2022.
Já no mercado externo apesar do volume menor de café torrado, o faturamento (Milhões R$), foi 7,38% maior que 2022.
Produtos Certificados na Qualidade
O número de produtos certificados PQC teve aumento de 61%, totalizando 2.937 produtos, sendo Tradicional (37%), Extraforte (20%), Superior (16%), Gourmet (24%), Especial (0,01%) – certificação lançada em outubro de 2023, Cápsula (3%) e Cafés Sustentáveis (4%).
A região Sudeste respondeu pelo maior consumo regional, 41,8% do total nacional, seguido da região Nordeste com 26,9%.
Variação do preço% – café no varejo x matéria-prima
Nos últimos três anos, em média, a matéria-prima aumentou 107% e o café no varejo aumentou 73%. Apesar disso, de jan/23 a dez/23, a variação de preço ao consumidor do café torrado e moído foi de -13,5%.
Durante a coletiva de divulgação da ABIC, o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, reforçou que a indústria busca ofertar qualidade de forma justa, enquanto o produtor precisa arcar com os custos da produção, dessa forma o valor final depende do custo da matéria-prima.
Participação% das vendas por categoria
Em 2023, a participação das vendas aumentou para gourmet, especial, cápsulas e solúvel, enquanto reduziram para o tradicional e extraforte.
Segundo o presidente da ABIC, Pavel Cardoso, a criação do Selo Especial da associação e a abertura de muitas cafeterias no interior do país, tem ajudado na migração de consumo para a qualidade.
Nível Socioeconômico
As classes AB foram as que mais gastaram com café por carrinho/cesta
Em resumo, o café presente em 98% dos lares segue com sua importância na cesta básica e na economia do país.
Texto: Carolinne Souza/ Revista Cafeicultura, com informações da ABIC
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