Ricardo Ferraço (PMDB/ES) afirma ter recebido a informação da própria ministra Kátia Abreu
O senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) disse ter recebido da própria ministra Kátia Abreu a informação de que o Brasil vai suspender a decisão que permite a importação de café verde do Peru. Em uma rede social, ele informou ter enviado ofício ao Ministério em que reforça críticas do setor produtivo à decisão do governo.
“Acabo de receber a notícia em primeira mão da ministra Katia Abreu que o Ministério da Agricultura vai suspender autorização para importação de café verde do Peru”, informou o parlamentar.
A autorização de compra de café arábica verde do Peru foi publicada no último dia 30 de abril no Dário Oficial da União. A decisão foi criticada por entidades representativas do setor. O Conselho Nacional do Café (CNC) avaliou que a decisão do governo não avaliou risco de mercado e foi tomada à revelia do setor privado.
Em seu ofício, o senador capixaba diz que o café peruano é produzido com “alto impacto ambiental” e sua importação representa um “forte golpe em todo o setor cafeicultor nacional”. O parlamentar alerta ainda para riscos fitossanitários relacionados à entrada do produto.