Brasil pode reexportar café colombiano

16 de janeiro de 2006 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: UOL

BOGOTÁ, 14 jan (AFP) – O Brasil, primeiro produtor mundial de café, pode importar o grão colombiano para reexportá-lo, uma medida que visa oferecer melhores preços e qualidade no mercado internacional de café solúvel, revelaram fontes ligadas aos cafeicultores da Colômbia.


“O Brasil quer importar café colombiano, já fomos contatados e falamos com diversos possíveis importadores”, disse à Rádio Caracol Gabriel Silva, gerente da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (Federacafé).


As autoridades brasileiras analisam no momento um pedido neste sentido da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), que deve ser respondido na próxima semana, informou o diretor desta entidade, Mauro Malta, citado pelo jornal El Tiempo.


Segundo Malta, a Abics precisa reduzir seus custos com a compra de matéria prima mais barata para não perder a luta contra os grandes produtores de café solúvel de Europa e Estados Unidos.


O plano, explicou, é importar café sem tarifas com o compromisso de reexportá-lo.


“Este mecanismo é permitido para outros produtos, mas não para o café. Não vamos usá-lo para consumo doméstico, mas para reexportar, e só quando a safra interna for insuficiente”, disse Malta.


Gabriel Silva destacou que para competir no mercado de café solúvel, o Brasil precisa do produto da Colômbia, o segundo maior produtor do grão na América Latina e o terceiro do mundo, com uma produção de 11,5 milhões de sacas em 2004.


A Abics não anunciou a quantidade que será importada, mas o jornal El Tiempo cita 640 mil sacas de 60 quilos.


“Estamos prontos para oferecer volumes importantes se houver procura”, disse Silva, destacando que o interesse do Brasil no café colombiano “reflete que a realidade mundial da indústria será outra daqui para frente”.


Malta destacou que o mecanismo terá um impacto positivo nos preços do café. “Se o maior produtor está interessado em comprar, isto incentiva o mercado”.


A própria Colômbia importou 18.543 toneladas de café entre janeiro e agosto de 2005 para o consumo interno, principalmente de Equador, Peru e Vietnã

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.