A Alemanha da Copa do Mundo 2006 não será apenas o país do futebol. Pelo menos para o Brasil, que irá usar o palco esportivo para fazer negócios. Para reforçar a imagem de que o talento brasileiro vai além dos campos de futebol, uma grande campanha promocional do Brasil foi lançada pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) na manhã de hoje em São Paulo e, simultaneamente (via webcasting), na Alemanha. O objetivo é ampliar a divulgação da Marca Brasil e aumentar o potencial da geração de negócios em 2006, principalmente na Europa.
Aproveitando a Copa do Mundo, a Alemanha será o primeiro país a conhecer o slogan ‘We do it d!fferent’ (Nós fazemos diferente) e o projeto visual que estará em feiras, missões, temporadas em grandes redes varejistas, bem como locais públicos e privados e meios de transporte onde o Brasil realizar eventos. O propósito imediato é sensibilizar dois milhões de importadores e empresários em geral, além de três milhões de consumidores finais em promoções em redes de varejo somente na Alemanha. Inicialmente a APEX-Brasil está investindo R$ 22 milhões na implementação da campanha junto com entidades setoriais.
“Queremos ampliar a participação do Brasil no mercado internacional. Mostrar que, como no futebol, as indústrias brasileiras englobam uma enorme diversidade de talentos”, observa o presidente da APEX-Brasil, Juan Quirós. “Esse é o momento propício para os negócios, uma vez que há uma grande empatia entre o povo alemão e o brasileiro e somos um dos favoritos a vencer o torneio. Ou seja, as atenções estão voltadas para o Brasil”, acrescenta.
A campanha se pauta pela comparação entre os grandes ídolos do futebol e os grandes ícones do país em diversos segmentos, como medicina, arquitetura, moda, economia e mesmo esporte. Os nomes serão indicados pelos próprios setores exportadores. Serão usados atributos dos jogadores como criatividade, genialidade e diversidade, por exemplo, para explicar a capacidade produtiva e competitiva da economia brasileira.
“No Brasil as empresas trabalham com soluções inéditas, diversidade de produtos, preços competitivos. Tudo isso será enfatizado, com exemplos concretos. Por isso o nome da campanha: we do it different”, explica Quirós.
Para a Alemanha já estão programados 30 eventos, com a participação de mais de 800 empresas brasileiras. Artesanato, móveis, balas e confeitos, vidros e aço inox, peixes, orgânicos, calçados, software, instrumentos musicais, plástico, refrigeração, autopeças e médico-odontológico serão alguns dos setores representados nos eventos.
O primeiro deles está programado para janeiro e marcará, oficialmente, a apresentação da campanha. É a Feira Heimtextil, que acontece em Frankfurt, onde a seleção brasileira estará hospedada. Voltada para o segmento têxtil e de tecidos para decoração, esta é uma das maiores feiras do setor. Em sua edição no início deste ano reuniu três mil expositores de todo o mundo e registrou 98 mil visitantes da Alemanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Turquia, França, Espanha, Coréia do Sul, Japão, Grécia e Holanda.
Outra forte ação, em negociação, é com a maior loja de departamento da Alemanha, a Galeria Kaufhof, com 100 filiais espalhadas pelo país. A idéia é promover nas unidades da rede, em 25 cidades alemãs, ações de promoção e venda de alimentos e bebidas brasileiros. Também estão previstas atividades promocionais paralelas para esses segmentos em Colônia, Dusseldorf, Berlim, Munique e Frankfurt.
O Brasil também já tem destaque garantido no iF Design Award, considerado o Oscar do design internacional e que acontece anualmente em Frankfurt. Participante do concurso desde 1980, o país nunca registrou tantos prêmios como em 2004 e 2005. Este ano, por exemplo, conquistou o Award Gold na categoria iluminação e comprovou que os produtos brasileiros conquistam espaço em função da criatividade, versatilidade e competitividade crescentes. Grande oportunidade para empresas pequenas e médias e para jovens designers, o IF Design tem premiado o Brasil principalmente nas categorias joalheria, equipamento industrial, utilidades domésticas e iluminação.
Balança Comercial
A meta da campanha é convocar o público a participar das feiras e eventos que serão realizados durante todo o ano de 2006 na Alemanha e, com isso, expor de forma positiva e abrangente a imagem do Brasil. A expectativa é gerar um volume imediato de negócios de US$ 420 milhões, isto é, resultado de acordos fechados nos eventos a serem realizados ao longo do ano.
Hoje o Brasil exporta US$ 4,2 bilhões para a Alemanha – período janeiro a novembro – e importa US$ 5,2 bilhões. Este ano o fluxo de negócios aumentou nas duas pontas, isto é, as exportações cresceram 23,33% em relação ao ano passado e as importações aumentaram em 23,79%.
Os principais produtos exportados pelo Brasil para a Alemanha, durante os primeiros 11 meses de 2005, foram: minério de ferro (14,67% do total), automóveis (11,63%), café em grão (10,27%), soja e resíduos (9,14%), fumo (2,81%), frango (2,43%), bombas de combustível (2,03%) e automóveis com motor diesel (1,86%). Mas, de acordo com o Núcleo de Inteligência Comercial da APEX-Brasil, há um forte interesse por produtos com valor agregado, como sucos, produtos farmacêuticos, vestuário e acessórios, brinquedos e outros.
Dados do FMI indicam que a economia alemã crescerá 1,8% este ano. O PIB do país em 2004 ultrapassou a cifra de US$ 2,7 trilhões.
Em 2004, 2.650 empresas brasileiras exportaram para a Alemanha. Estatística da Câmara Alemã (AHK) mostra que existem 1.200 empresas alemãs no Brasil, sendo a maior parte (60%) de médias empresas, e cujo faturamento supera os US$ 39 bilhões.
No caso da União Européia, o período janeiro a novembro de 2005 registra exportações de US$ 24,3 bilhões, o que representa um aumento de 22,2% em comparação a 2004. Como os eventos programados para 2006 envolvem a participação de empresários e consumidores não somente da Alemanha, mas de outros países europeus, a expectativa é que os negócios sejam incrementados com toda a Comunidade Européia.
APEX-Brasil: (61) 3426-0202