Alimentos in natura estimulam vendas do setor no mercado interno
Priscila Forone / Gazeta do Povo
Alimentos in natura estimulam vendas do setor no mercado interno
Com crescimento de 40%, as vendas internas de orgânicos atingiram R$ 350 milhões em 2010, segundo números divulgados pelo Projeto Organics Brasil, organização não-governamental (ONG) que reúne empresas fabricantes e exportadoras de produtos e insumos orgânicos. As exportações também aumentaram de 2009 para 2010. As 72 empresas que participam do Organics Brasil somaram faturamento de US$ 108 milhões, com avanço de 30%. Estima-se que o grupo embarque 60% do volume exportado pelo setor. Enquanto no Brasil boa parte do consumo é de alimentos in natura, comprados em feiras livres, os produtos mais exportados são os do complexo soja (grão, farelo e óleo), açúcar, café, cacau. Também há espaço para embarque de frutas como abacaxi, mamão e manga. Os principais países consumidores são Holanda, Suécia, Estados Unidos, França, Reino Unido, Bélgica e Canadá.