12/01/2006 – 08h30
O jornal argentino La Nación diz nesta quinta-feira que o Brasil fez um “mea culpa” pela crise que atinge o Mercosul.
“Encurralado pelas reivindicações comerciais da Argentina (…) e pelas ameaças do Uruguai de iniciar negociações com os Estados Unidos, o governo brasileiro se viu forçado a admitir ontem que existe um ‘alerta de inconformidade’ no bloco”, diz o jornal.
O diário portenho se refere a declarações sobre o assunto feitas na quarta-feira pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Outro jornal argentino, o Página 12, diz que o Uruguai “sacudiu os sócios maiores” do Mercosul ao anunciar que pode abrir negociações bilaterais com os Estados Unidos.
O diário diz que, nos últimos anos, Brasil e Argentina se preocuparam com “brigas e declarações de amor” entre si e “fizeram muito pouco para incorporar as reivindicações” do Uruguai e do Paraguai, para os quais “uma forma de chamar atenção” é se voltar aos americanos.
No próprio Uruguai, o El País destaca a ameaça excluir o país do Mercosul caso negocie diretamente com os Estados Unidos, mas diz em editorial que Brasil e Argentina “carecem de autoridade política” para cobrar tanto, pois ambos já finalizaram acordos bilaterais independentemente do bloco.