fonte: Cepea

Brasil faz ‘mea culpa’ sobre crise no Mercosul, diz ‘La Nación’

12/01/2006 – 08h30

12 de janeiro de 2006 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: da BBC, em Londres

O jornal argentino La Nación diz nesta quinta-feira que o Brasil fez um “mea culpa” pela crise que atinge o Mercosul.


“Encurralado pelas reivindicações comerciais da Argentina (…) e pelas ameaças do Uruguai de iniciar negociações com os Estados Unidos, o governo brasileiro se viu forçado a admitir ontem que existe um ‘alerta de inconformidade’ no bloco”, diz o jornal.


O diário portenho se refere a declarações sobre o assunto feitas na quarta-feira pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.


Outro jornal argentino, o Página 12, diz que o Uruguai “sacudiu os sócios maiores” do Mercosul ao anunciar que pode abrir negociações bilaterais com os Estados Unidos.


O diário diz que, nos últimos anos, Brasil e Argentina se preocuparam com “brigas e declarações de amor” entre si e “fizeram muito pouco para incorporar as reivindicações” do Uruguai e do Paraguai, para os quais “uma forma de chamar atenção” é se voltar aos americanos.


No próprio Uruguai, o El País destaca a ameaça excluir o país do Mercosul caso negocie diretamente com os Estados Unidos, mas diz em editorial que Brasil e Argentina “carecem de autoridade política” para cobrar tanto, pois ambos já finalizaram acordos bilaterais independentemente do bloco.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.