SÃO PAULO – O Ministério da Agricultura divulgou expectativa de que o Brasil deve terminar 2005 com a produção de mais de 32 milhões de sacas de café. Entre 15 milhões e 16 milhões de sacas devem ser consumidas pelo mercado interno e 26 milhões de sacas serão exportadas. Somadas, consumo interno e exportações são maiores que a produção. Isso se explica pelo uso de estoques anteriores à essa safra.
A projeção foi divulgada pelo do secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Linneu Costa Lima. O secretário destacou a venda de 26 milhões de sacas de café para o exterior. O volume deve responder por US$ 3 bilhões na pauta exportadora brasileira. O valor é US$ 1 bilhão superior ao observado no ano passado, informa o Ministério.
Ainda de acordo com o secretário Costa Lima, se as condições cambiais fossem mais favoráveis, o resultado das exportações poderia teria sido ainda mais positivo. “Poderia ter sido um ano excepcional se a taxa de câmbio tivesse sido um pouco melhor”, disse.