O Brasil se expôs como exemplo de desenvolvimento agrícola e em energias renováveis diante dos presentes à conferência internacional “Iniciativa Global sobre as Matérias-primas”, organizada pela ONU e aberta nesta segunda-feira (07-05) em Brasília.
Esta conferência internacional, que reuniu altos representantes de 57 países – na maioria em desenvolvimento -, busca alternativas e soluções para a alta dos preços de matérias-primas que afeta, principalmente, os países pobres.
Além disso, a conferência busca aprender com a experiência brasileira no desenvolvimento das técnicas agrícolas, que levaram o país a ser uma potência exportadora internacional na área agrícola.
O diretor presidente da Embrapa, Kepler Euclides Filho, indicou a necessidade de promover a educação e o investimento em projetos, para desenvolver a agricultura nos países menos desenvolvidos.
“É preciso garantir o acesso da alimentação à população e garantir que esta contribua à melhora da qualidade de vida, assim como atende a aspectos sociais, éticos, étnicos e ambientais”, defendeu o diretor da Embrapa.
O ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli disse que agora não imperam só as necessidades alimentícias, mas “o mundo tem uma enorme fome de energia limpa” e indicou o Brasil como o país indicado para saciar esta necessidade.
“Temos os conhecimentos, a tecnologia adequada e a capacidade para atender esta demanda”, disse.
Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores do mundo de etanol, um biocombustível obtido a partir de cana-de-açúcar, e está buscando a expansão mundial deste mercado.
Além de assistir às conferências, os participantes visitaram hoje as instalações da Embrapa e várias plantações frutíferas, de café e de mandioca, onde degustaram os produtos.
O encontro é organizado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Fundo Comum para Matérias-Primas (CFC) e a Secretaria-Geral do Grupo de Países da África, Caribe e Pacífico (ACP). A conferência acontecerá até a próxima quinta-feira em um hotel de Brasília.
Fonte: Agência EFE