fonte: Cepea

Brasil articula candidatura à direção da Organização Internacional do Café

Robério Silva foi escolhido para concorrer ao cargo

Agência Estado | Tomas Okuda


O Brasil lançou sua candidatura ao cargo de diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), embora a nomeação ocorra apenas em setembro, durante reunião do conselho da entidade, em Londres. A OIC congrega 76 países exportadores e importadores do produto.


– O processo decolou bem e agora vamos passar por um período de consolidação do pleito – afirma o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura e candidato brasileiro ao cargo, Robério Silva, que é o candidato brasileiro ao cargo.


Silva está em Londres, onde participa nesta semana de reunião da OIC para, entre outros assuntos, definir os candidatos ao cargo de diretor-executivo, o qual é ocupado interinamente pelo brasileiro José Sette. México, Índia e Gabão Silva também apresentaram candidatos.


De acordo com ele, as perspectivas para o Brasil são muito boas.


– O país já vinha discutindo o tema há pelo menos dois anos. O assunto está muito maduro – afirma.


Segundo Silva, Colômbia, Vietnã e Filipinas já declararam apoio ao Brasil. A Organização Inter-Africana do Café também deve fechar com a candidatura brasileira.


O diretor destaca o trabalho do Itamaraty nos países produtores e exportadores do grão, que tem contribuído para fortalecer o pleito brasileiro.


– Agora, até setembro, será um período de consolidação da candidatura. A ideia é que não haja votação. Seja um processo natural, que evolua para uma eleição de consenso –explica.


 


 
AGÊNCIA ESTADO

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.