A Bolsa de Nova York (Nybot) vai lançar dia 12 de janeiro novos contratos futuros em real brasileiro e peso colombiano. Segundo nota divulgada pela bolsa, os dois novos contratos deverão complementar o portfólio dos contratos futuros agrícolas com produtos básicos da América Central e da América do Sul.
Conforme a Nybot, os contratos vão dar suporte em especial aos usuários do contrato de Café “C” e ajudarão os membros da indústria do café a fazer hedge (proteção) contra o risco da moeda.
“Os preços do café têm sido historicamente extremamente voláteis e, para que os negócios com o café continuem lucrativos, especialmente na Colômbia e no Brasil, eles precisam assegurar a melhor taxa possível de câmbio”, disse Frederick W. Schoenhut, presidente da Nybot. “Nossos contratos em peso/dólar e real/dólar dão à indústria do café exatamente o que ela necessita — uma oportunidade de se proteger contra o risco da moeda e contra movimentos adversos na taxa de câmbio.” A volatilidade histórica dos preços do café encontra-se nos níveis mais altos de todas as commodities – quase 40%, numa média dos últimos 20 anos —, resultando em considerável risco assumido pelas indústrias de café da Colômbia e do Brasil.
O açúcar 11, o maior mercado da Nybot, também teve volatilidade nos últimos meses.
O histórico dos últimos 90 dias da flutuação do real brasileiro é de 12,62% em média e a volatilidade, de 8,5%