BM&FBOVESPA inicia hoje negociação de novos derivativos de café

8 de setembro de 2014 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Portfólio de commodities ganha contrato futuro e de opções sobre futuro de café arábica do tipo 6/7



08/09/2014



São Paulo, 08 de setembro de 2014 A BM&FBOVESPA inicia hoje a negociação de novos derivativos de café. O primeiro deles é o contrato futuro de café arábica do tipo 6/7. O contrato possui entrega física em armazéns credenciados no município de São Paulo (SP) e nas principais regiões cafeeiras do país. Está autorizado para negociação das 9h às 15h, com after-hours das 15h30 às 18h, pelo código KFE, a partir do vencimento dezembro de 2014. Cada contrato futuro é cotado em dólares e tem tamanho de 100 sacas de 60 kg líquidos.
As opções de compra e venda sobre o futuro de café arábica do tipo 6/7 terão suas negociações iniciadas amanhã (09/09). As opções são do tipo americano e podem ser exercidas a qualquer momento. A unidade, o código, os horários de negociação e os vencimentos dos contratos de opções são os mesmos válidos para o contrato futuro. A BM&FBOVESPA também disponibiliza a operação estruturada de rolagem do contrato futuro de café arábica do tipo 6/7, com o código de negociação KR1. Conhecida como spread calendário, essa operação permite negociar dois vencimentos simultaneamente.



Novos contratos são referenciados no café produzido para o mercado local
A iniciativa da BM&FBOVESPA representa um avanço para a cadeia produtiva do café no Brasil. A partir de agora os agentes deste mercado poderão realizar suas estratégias de gerenciamento de riscos utilizando contratos referenciados no café produzido para o mercado local.



O portfólio de derivativos de commodities da Bolsa torna-se ainda mais robusto com este lançamento. O leque de produtos deste segmento agora conta com commodities como: açúcar cristal, boi gordo, soja, café arábica (4/5 e 6/7), etanol (anidro carburante e hidratado), milho e soja. Entre os contratos de commodities lançados dentro do acordo de listagem cruzada de produtos com o CME Group estão o minicontrato futuro de soja e o minicontrato futuro de petróleo.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.