30/09/2009 –
Safra de café no Brasil será de 52 a 55 milhões em 2010
Analista da Bloomberg acredita em uma colheita recorde no Brasil
Os preços do café, que acumulam uma subida de 12% desde o início do ano, deverão cair em inícios de 2010 com uma colheita recorde no Brasil, segundo os analistas da Sucden Financial e da Newedge USA.
A colheita brasileira vai entrar na fase mais produtiva de um ciclo bianual na campanha agrícola iniciada a 1 de Julho e os analistas estimam uma colheita entre 50 e 55 milhões de sacas, o que irá superar o recorde de 48,5 milhões de sacas da campanha terminada em 2003, refere a Bloomberg. Uma saca de café pesa 60 kg. “Esta bolha vai terminar muito em breve”, comentou à Bloomberg um operador da Sucden, William Adjadj. “A enorme colheita no Brasil significa que o mercado está ‘bearish'”, acrescentou.
Os preços da variedade arábica poderão cair para 1,10 dólares por libra-peso em Janeiro, o que corresponderá a uma descida de 12% face ao fecho de ontem no mercado nova-iorquino (ICE), afirmou por sua vez o vice-presidente das vendas institucionais da Newedge, Rodrigo Costa. “No Brasil, as condições atmosféricas têm estado fantásticas. Já temos algumas garantias de produção e é difícil acreditar que vai ser inferior ao intervalo de 52 a 55 milhões de sacas”, disse aquele responsável à Bloomberg.
No entanto, segundo Rodrigo Costa, o declínio dos preços no mercado de futuros deverá ser limitado porque o governo brasileiro deverá tomar medidas para ajudar os agricultores e impulsionar os preços. Quanto ao último trimestre deste ano, as cotações do café deverão subir devido à limitação da oferta por parte da América Central e da Colômbia, além da atractividade das matérias-primas resultante da desvalorização do dólar, referiu ainda aquele responsável da Newedge.
No ano passado, os futuros do café caíram 18% no ICE. No mercado nova iorquino é negociado o café de variedade arábida, enquanto a variedade robusta é a referência no mercado londrino. As informações partem do Agnocafé, noticiou Agro-Cim.
Comentários
Celso
Até quando vamos deixar esses caras de “olhos azuis” , mandar nas cotações de café ,esses mesmos que a mais ou menos um ano atrás , pararam o economia mundial com suas previsões e incompetência.Tenho acompanhado as negociações com o governo,e nada de concreto esta sendo feito, enquanto isso esses engravatados que ficam comprando e vendendo papéis ,sempre tem lucro com suas “maracutaias”, enquanto nós cafeicultores e nossos empregados estamos desanimando porque dependemos de um governo ineficiente deixando outros países mandarem em uma das riquezas desse pais. estou escrevendo esse desabafo apos ler a declaração desse imbecil da Bloomberg, sr Willian Adjadj, que fala em safra recorde de 55 milhoes de sc, isso hoje é no mínimo irresponsável e desonesto, pois não tivemos ainda o pegamento das floradas entre outros factores técnicos e meteorológicos.