23/09/2011
O Polo de Excelência do Café foi criado em 2007, de uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Nasceu com a missão de gerar mais competitividade aos cafés de Minas Gerais e aos poucos foi definida a missão de estimular a criação de uma cultura de inovação no setor cafeeiro.
Em setembro de 2009, o Polo criou um blog, como ferramenta de comunicação e, desde então, a história do blog se confunde com a própria evolução do Polo, num círculo virtuoso de divulgação das ações e de atração de novos parceiros.
No ambiente de articulação buscado pelo Polo de Excelência do Café, a comunicação serve como vínculo entre os atores, contribuindo para a existência de uma rede orgânica de inovação. Como bem define o gerente executivo, Edinaldo José Abrahão, o papel do Blog não é fazer propaganda do Polo, mas sim destacar as ações das instituições parceiras, ao mesmo tempo em que busca integrar os diferentes segmentos da cadeia, seja no elo acadêmico, produtivo, empresarial ou de entidades do governo.
O blog conta com uma média de 2000 acessos semanais, tendo sido visualizado desde sua criação a partir de 535 cidades brasileiras e 76 diferentes países (principais: Brasil, Estados Unidos, Portugal, Costa Rica, Alemanha, Itália, Inglaterra, Nicarágua, França, e Canadá). Esta é a postagem de número 295, de um conteúdo construído especialmente para seus leitores. Além das leituras diárias no próprio blog, o conteúdo disponibilizado também é replicado em outros sites e veículos de comunicação especializados e de massa, facilitando a difusão de informação para a sociedade.
Assim, nesta data que o blog completa dois anos de existência, a equipe de comunicação do POLO agradece a todos e convida para uma participação ainda mais efetiva. O blog está aberto à sugestão de pautas e ao compartilhamento de novas ideias.