17/11/2009
Secretário de Agroenergia diz que haverá AGF de café este ano
AGÊNCIA ESTADO – Um dia depois de o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmar que não há previsão para a realização de Aquisição do Governo Federal (AGF) de café “neste momento”, o secretário de Agroenergia, Manoel Bertone, revelou que uma operação deste tipo deve ser feita até o fim do ano. “Vai ter AGF”, resumiu o secretário.
De acordo com ele, um dos obstáculos para a realização da aquisição do produto é o orçamento, mas não necessariamente falta de dinheiro. Em outras palavras, será preciso retirar recursos de um lugar para outro dentro da contabilidade da Pasta. “Estamos fazendo o possível. O estudo sobre o orçamento está em curso”, disse Bertone.
O secretário salientou que a expectativa no mercado é de alta dos preços por conta, entre outros fatores, da quebra da safra na Índia e na Colômbia. “Vamos fazer AGF este ano ainda. É o que estamos falando para as cooperativas”, disse. Ele ressaltou que a instrução para a operação já está disponível na COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB), responsável pela realização da aquisição.
Na avaliação de Bertone, o preço do café já deveria ter subido após todas as medidas tomadas pelo governo até agora. Uma delas é a possibilidade de pagamento da dívida do agricultor com produto. “O mercado só caiu na semana passada porque não acreditaram nas opções”, considerou, referindo-se ao leilão dos contratos de opções de venda, cujo primeiro vencimento ocorreu na sexta-feira passada. Os próximos estão previstos para janeiro, fevereiro e março de 2010.
O secretário afirmou também “não ter dúvidas” de que o próximo ano será melhor para o cafeicultor do que foi 2009. Ele salientou que a forte atuação do governo este ano foi importante para o setor em virtude das condições desfavoráveis de mercado, mas que houve obstáculos no uso das ferramentas. “Reconheço que encontramos dificuldades de reintroduzir instrumentos que não estávamos mais acostumados a fazer”, admitiu.