As empresas do ramo de seguro-garantia vão ganhar uma concorrente de peso. Com investimento inicial de R$ 10 milhões, a Berkley International desembarca em território nacional de olho num setor que movimenta cerca de R$ 200 milhões anuais. A nova companhia chega respaldada pela experiência do grupo W. R. Berkley Co., que no ano passado emitiu prêmios no valor de US$ 6 bilhões nos mercados dos Estados Unidos, Europa, Argentina e Filipinas. “O Brasil é um país que oferece muitas possibilidades”, afirma Bill Berkley, presidente mundial do grupo. “E nós temos os recursos necessários para aproveitá-las.”
O seguro-garantia é uma maneira de assegurar obrigações contratuais. No Brasil, o mercado é atrativo. Até 2004, 73% dos negócios nesse segmento concentravam-se nas mãos de três empresas, destacando-se os prêmios para projetos de construção e infra-estrutura, além das licitações de obras públicas e fornecimento futuro. Também há uma crescente participação da indústria naval e do agronegócio. “Não viemos aqui para ficar pouco tempo. Acreditamos que podemos ser diferentes da maioria de nossos concorrentes”, diz Berkley.
Atualmente, o ramo de seguro-garantia responde por apenas 1% do faturamento total do mercado de seguros no Brasil. “O mercado nacional oferece boas opções”, diz o presidente da nova Berkley International Brasil, Horácio Oliveira d’Almeida e Silva. Segundo ele, a expectativa é que a empresa apareça em posição de destaque já nos próximos anos. “Queremos nos tornar uma referência nos serviços prestados”, completa Horácio Silva.
O executivo está no Grupo Berkley desde 2000. Engenheiro civil formado pela POLI-USP, ele tem experiência de quase 30 anos no mercado de seguros. A diretoria da Berkley Brasil é composta por profissionais experientes no setor. Marcelino Risden é o responsável pela área comercial, Carlos Alberto Borges assumiu a diretoria administrativa e financeira e Silvia Vergara é a diretora técnica da nova empresa.
Start-up
No Brasil, o grupo Berkley optou por iniciar um negócio do zero, ao contrário do que tem feito em outros investimentos internacionais. A Berkley está presente na Argentina desde 1995, quando comprou uma empresa local. Outro mercado emergente onde a empresa atua é o das Filipinas.
A W. R. Berkley foi fundada por Bill Berkley em 1967. Atualmente, aparece entre as 20 principais seguradoras dos EUA. No ano passado, foi apontada pela revista “Fortune” entre as 500 maiores empresas dos EUA. “Tenho certeza que se alguém trouxer um negócio de porte, nós iremos atrás de expertise”, assegura Berkley.
Mais informações:
Fabio Bittencourt
Ex-Libris Comunicação Integrada
Tels. (11) 32666088/r.228 – cel. 97247740