Bélgica vai abrir escola portuária em Vitória

Folha de S. Paulo
01/11/14


O Brasil vai abrir no ano que vem um instituto de treinamento para gestores e trabalhadores de portos em parceria com o governo da Bélgica.


A APEC do Brasil, em Vitória, será a primeira filial do Centro de Treinamento Portuário de Antuérpia, Bélgica (Apec), que já treinou 14 mil pessoas de 150 países.


A Folha apurou que o ministro-chefe da Secretaria dos Portos, César Borges, vai à Bélgica no fim de novembro para assinar um memorando de entendimento estabelecendo a Apec do Brasil.


“As concessões dos portos vão exigir dos profissionais do setor novas habilidades e competências gerenciais, é preciso aumentar a qualificação das pessoas, e a Apec vem de encontro a essas necessidades”, disse à Folha Jozef Smets, embaixador da Bélgica no Brasil


Segundo a Secretaria dos Portos, o instituto será uma parceria entre o centro belga, o Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) e o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).


Desde o ano passado, instrutores belgas têm vindo ao Brasil treinar brasileiros em diferentes portos, como o de Santos, o de Vitória e o do Rio de Janeiro.


Mas o governo resolveu criar uma estrutura permanente em Vitória, uma parceria público-privada, como é o Apec na Bélgica.


A secretaria não revela quanto será a participação do governo brasileiro no investimento.


Segundo o embaixador Smets, a Bélgica está interessada em estreitar relacionamento com o Brasil.


“O setor portuário belga está seguindo atentamente o processo de concessões, nós temos empresas fortes no setor e já há há interesse de dragagem e transportes”, diz Smets.


TRANSFERÊNCIA


Para o governo brasileiro, a criação do instituto reduziria os custos para qualificar gestores de portos e serviria como um centro de transferência de tecnologia necessária para a reforma do setor.


A Apec de Antuérpia existe desde 1978. O instituto é especializado em cursos até cinco semanas, bastante específicos.


Antuérpia é o segundo maior porto da Europa em volume de carga (só perde para Roterdã, na Holanda) e recebe boa parte das exportações brasileiras, principalmente café, suco de laranja e minério de ferro.


A União Europeia é o principal parceiro comercial do Brasil.

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