BCIE impulsiona comércio de café orgânico hondurenho

[19/03/2010]


No marco do Projeto \”Mercados Centro-Americanos para Biodiversidade (CAMBio, por sua sigla em inglês)\”, o Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE) está impulsionando o acesso para financiamento a pelo menos 1.500 pequenos produtores hondurenhos de café orgânico. Os produtores terão acesso a créditos oportunos administrados pela Cooperativa de Poupança e Crédito Intibucana Limitada (CACIL) para garantir a comercialização do café orgânico da colheita de 2009/2010.


Através do projeto CAMBio, o BCIE tem proporcionado US$ 580.000 à CACIL para o programa de crédito, fundo com o qual se financiarão atividades produtivas que vinculam o desenvolvimento sustentável com a conservação da biodiversidade, em duas empresas associativas de pequenos produtores de café orgânico: Empresa Regional de Serviços Integrados para el Desarrollo Lenca (LIDER\’S), de Intibucá, e Café Orgánico de Marcala, S.A. (COMSA), de La Paz.


Estima-se que com esse crédito os produtores conseguirão comercializar 7.000 quintais (5.366,66 sacas de 60 quilos) de café orgânico certificado proveniente dos departamentos de La Paz e Intibucá em Honduras. O café será exportado para a Europa e Estados Unidos para atender aos consumidores interessados em cuidar de sua saúde e contribuir com o desenvolvimento dos povos e com a conservação da biodiversidade.


O manejo desse produto se realiza sob sistemas agro-florestais amigáveis com a biodiversidade, congruentes com as melhores práticas impulsionadas pelo Projeto CAMBio.


O CAMBio é uma iniciativa de três organizações: Fundo para o Meio-Ambiente Mundial (FMAM), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE), que tem como objetivo principal priorizar a conservação da biodiversidade e seus usos sustentáveis nas atividades produtivas de micro, pequenas e médias empresas que são financiadas através de inovadores mecanismos financeiros e de uma ampla rede de instituições financeiras intermediárias do BCIE.


Esse projeto é realizado em cinco países da região: Guatemala, Honduras, El Salvador, Costa Rica e Nicarágua e será concluído em 2012.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.