fonte: Cepea

BC tira ‘vendido’ em dólar da zona de conforto

7 de fevereiro de 2012 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Pelo segundo pregão consecutivo, o Banco Central (BC) marcou presença no mercado de câmbio. Tal postura da autoridade monetária pode ser vista sob dois prismas que acabam se complementando.

Primeiro, como disse o economista da BGC Liquidez, Alfredo Barbutti, a atuação à vista dá um melhor equilíbrio ao mercado de câmbio, o que favorece a formação de preço.

Até a atuação do BC, faltava um comprador de última instância no mercado, papel que vinha sendo feito pelos bancos que absorviam o fluxo externo e carregavam posição comprada no mercado à vista.

Quando o banco compra moeda à vista, vende dólar futuro como uma forma de zerar sua exposição cambial, conforme recomenda a boa prática de mercado.

Esse aumento de oferta de dólar futuro vinha promovendo uma queda acentuada no cupom cambial (DDI – juro em dólar). Agora, com o BC se propondo a absorver o fluxo físico de moeda estrangeira, essa oferta de dólar futuro deve ficar melhor equacionada, o que também deve retirar pressão de baixa do cupom cambial. (Valor Econômico)

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.