BB promete renegociar débitos com insumos

5 de outubro de 2007 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: GAZETA MERCANTIL

Depois de circular a notícia de que o Banco do Brasil (BB) não iria mais operar a linha de crédito com o aval do Fundo de Recebíveis do Agronegócio (FRA), a instituição financeira divulgou nota ontem afirmando que a operação começou no dia da publicação da Medida Provisória (MP) 372, em 25 de setembro, e que “a partir da próxima semana” iniciará a entrega aos fornecedores de insumos das esperadas listas dos produtores que poderão renegociar suas dívidas com as indústrias relativas às safras 2004/05 e 2005/06 com o aval do FRA. É com essas listas que as revendas e indústrias de insumos vão começar a negociação com os produtores rurais endividados.


Ontem, o deputado federal Homero Pereira (PR-MT) chegou a divulgar nota acusando o banco de ter desistido da operação. Para ele, elas já deviam ter sido iniciadas em junho, quando foi publicada a MP 372, já com efeito de lei. “O BB protelou os trabalhos com a alegação de que teria que esperar a regulamentação da MP. Os produtores precisam começar a safra e estão com nome sujo nas empresas, o que impede a compra de insumos”.


Para Carlos Sperotto, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o efeito negativo do atraso da operação do FRA já foi sentido pela agricultura. “Muitos produtores já renegociaram diretamente na indústria com juros altos ou compraram o insumo com desvantagem”, lamenta.


O diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Eduardo Daher, diz que todo o crédito agrícola está atrasado. “O FRA é importante, mas não é determinante”. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.