Bayer Brasil cresce 21% em vendas e planeja investir R$ 140 milhões no País

Com faturamento de R$ 3,7 bilhões em 2008, filial brasileira está entre os 10 mercados mais importantes para o Grupo mundialmente.

6 de julho de 2010 | Sem comentários Comércio Empresas

05/07/2010 21:07:09 – Paint & Pintura

Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo Bayer no Brasil registrou crescimento em seu faturamento. Em 2008, as vendas atingiram R$ 3,7 bilhões, o que representa um crescimento de 21% em relação ao ano anterior (2007: R$ 3 bilhões). Com esse desempenho, o Brasil permanece entre os 10 mercados mais importantes para a Bayer mundialmente, respondendo por 4% do faturamento global.


\”Superamos significativamente os resultados de 2007 de vendas e lucratividade e seguimos otimistas em relação ao futuro. Aqui no Brasil, assim como em todo o mundo, a estratégia corporativa da empresa mostra-se eficaz\”, declara o presidente da Bayer S.A. e porta-voz do Grupo Bayer no Brasil, Dr. Horstfried Laepple. A afirmação está relacionada ao alinhamento dos negócios da Bayer principalmente voltado aos segmentos de saúde e agronegócios que são menos dependentes do desenvolvimento econômico global.


O bom desempenho é resultado do crescimento do faturamento nos três segmentos em que a empresa atua: Saúde, com a Bayer HealthCare, que em 2008 foi responsável por 34% das vendas; Agronegócios, com a Bayer CropScience, principal negócio do Grupo no País, com 49% do faturamento; e Materiais Inovadores, com a Bayer MaterialScience, que corresponde a 17% das vendas no ano passado.


Além disso, alguns acontecimentos foram determinantes para este desempenho como a forte recuperação da agricultura brasileira. Apesar da crise instalada no final de 2008 e da taxa de câmbio, que segue desfavorável, o alto preço das principais commodities possibilitou expressivos aumentos de área e de adoção de tecnologias nos campos. Neste cenário, a Bayer CropScience obteve um excelente desempenho no País com o lançamento de importantes tecnologias voltadas às necessidades dos produtores brasileiros. Entre elas estão o herbicida Soberan, único no mercado capaz de controlar o mato que compete com a lavoura sem prejudicar as plantas de milho; Premier Plus, que possui ação simultânea de fungicida e inseticida e proporciona benefícios como vigor e melhor enraizamento das plantas de café; o fungicida Sphere Max, que oferece melhor qualidade dos grãos e um produto final cada vez mais valorizado para o produtor de café; e Fibermax 910, semente de algodão desenvolvida e adaptada para as regiões produtoras da cultura no País, sendo uma opção atrativa que proporcionará mais produtividade e uma fibra de alta qualidade.


Na área de saúde, a empresa tem apresentado crescimento significativo especialmente com a Bayer Schering Pharma, área de medicamento de prescrição que, em 2008, teve o portfólio fortalecido com o lançamento do anticoncepcional Miranova, pílula de baixa dosagem e preço acessível. Em 2008, a Bayer também ingressou em um novo mercado: cuidados com o diabetes. O principal lançamento foi o Breeze 2, primeiro monitor do mercado brasileiro com a tecnologia \”Já Codificado\” que dispensa a codificação ou colocação de chips a cada troca de tiras reagentes.


A Bayer MaterialScience, apesar do difícil cenário global, registrou desempenho satisfatório em 2008. O crescimento foi alavancado principalmente pelo aumento da demanda das indústrias automotiva, calçadista, moveleira e da construção civil, principais áreas de atuação da Unidade de Negócios de Poliuretanos. A área de Revestimentos, Adesivos e Especialidades registrou recorde de produção na linha Desmodur N, fabricada em Belford Roxo (RJ) e utilizada no segmento de tintas e vernizes. Na área de Policarbonatos, houve um crescimento expressivo nas vendas de matérias-primas para lentes de faróis de automóveis, chapas e produtos de mídia ótica, como CDs e DVDs.


O aumento no volume de exportações também foi destaque. Com crescimento de 57,5% em comparação a 2007, a Bayer consolidou sua importância no contexto global da empresa, conforme afirma o porta-voz do Grupo do País: \”Temos três importantes unidades de produção no Brasil e todas elas são estratégias para os negócios locais, regionais e mundiais\”. Em 2008 a Bayer comemorou 50 anos de existência de seu Parque Industrial localizado em Belford Roxo. Em São Paulo está a fábrica Cancioneiro, pólo exportador de medicamentos hormonais para mais de 30 países da América Latina e Ásia e principal responsável pelo crescimento nas exportações em 2008. A terceira unidade de produção está localizada em Porto Alegre, onde são fabricadas vacinas contra febre aftosa.


Perspectivas 2009
Até o final deste ano, a Grupo Bayer planeja investir cerca de R$ 140 milhões no Brasil (2008: R$ 106,3 Milhões). Os investimentos serão destinados, entre outros, à atualização tecnológica e expansão das três fábricas da empresa no País. Além disso, a Bayer Brasil deve ampliar seu número de colaboradores com a expansão dos negócios e sua crescente importância dentro do Grupo mundialmente. O Brasil desempenha papel importante em atividades centrais da empresa. É o caso da Farmacovigilância, área responsável pelo controle da segurança dos medicamentos que, no Brasil, ganhou uma função global gerando mais de 70 posições de trabalho de alta qualificação até o final de 2010.


Entre os lançamentos previstos para este ano destaca-se a linha de dispersões poliuretânicas BayQsan da Bayer MaterialScience. Os produtos, destinados à composição da formulação de diversos tipos de cosméticos, são usados como formadores de filmes e aditivos sensoriais, que garantem grande desempenho em modelagem, fixação e flexibilidade.


\”A Bayer está comprometida com o Brasil há mais de 113 anos e por isso os investimentos serão mantidos, mesmo diante de todas as incertezas com a crise mundial. Queremos fortalecer e ampliar nossa atuação no País e garantir a geração de empregos. E tudo isso graças ao potencial de inovação e crescimento do nosso portfólio\”, complementa o porta-voz do Grupo no Brasil.

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