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Uma das paixões nacionais, o café é cada vez mais cultuado. Além do crescente investimento de cafeterias em máquinas modernas, a moda agora é mandar funcionários fazerem cursos de barista — termo que denomina um especialista no serviço de café. O próximo será na segunda-feira, na Casa do Barista, em Santa Teresa, na antevéspera do Dia Mundial do Café, quando cafeterias farão promoções, como oferecer cafezinho de graça para clientes.
Segundo o barista Emílio Rodrigues, que dá aulas na Casa do Barista em parceria com o Café Florença, os alunos não devem aprender somente a operar uma máquina de expresso, mas conhecer a história do produto e sua importância no mundo:
— Nas aulas mostro quem são os principais produtores, exportadores e importadores de café. No Brasil, o café está ligado à economia, à cultura e à etnia. É importante que os alunos tenham este conhecimento.
Os interessados no curso serão entrevistados pelo barista para que só participe das aulas quem realmente pretende seguir a carreira.
O Café Florença empresta máquinas de expresso para as aulas e oferece cursos para clientes que utilizam seus produtos. Os interessados podem obter maiores informações pelo telefone 3852-3932.
— Os cursos estão começando agora e a tendência é aumentar a procura — avalia a empresária Ana Luísa Bernacchi, do Café Florença.
E para comemorar o Dia Mundial do Café, na próxima quarta-feira, o Armazém do Café distribuirá cafezinho de graça para clientes que comprarem produtos. A casa também vai distribuir folhetos explicando a história do café e seus benefícios para a saúde. O dono da rede aposta no café com grife:
— O Brasil é o maior produtor de café, não apenas em qualidade como em quantidade; e o brasileiro começa a criar o hábito de tomar café de qualidade com a degustação de blends de café — conta o empresário Marcos Modiano.