BARISTA – Carta resposta ao manifesto, por um café melhor, por pessoas melhores e mais envolvidas.

8 de março de 2012 | Sem comentários Barista Consumo

O setor cafeeiro no Brasil como vocês todos sabem está em plena expansão. O consumo nacional da bebida e o número de profissionais dedicados ao café também. Entretanto, o número de pessoas dispostas a fazer uma mudança ainda é muito pequeno.


A falta de união entre os profissionais, até esta semana, marcou nosso setor, união esta que pode ser frutífera para toda a cadeia desde que haja participação ativa e engajamento de todos a favor de um café melhor e um maior reconhecimento da profissão barista em nosso país.


A Associação, ACBB, é para todos, mas poucos participam e se envolvem. Quando algumas decisões não competem apenas à Diretoria, são levadas para apreciação e votadas democraticamente em Assembléia pelos associados presentes ou por representantes dos mesmos. A ACBB trabalha com recursos escassos em prol dos associados e da cadeia, mas não consegue trabalhar sozinha.
Na gestão da atual diretoria:
• a número de associados saiu de 12, chegando a mais de 100.
• foi diminuído o valor da mensalidade para associado barista para que participação dos mesmos aumentasse.
• a adesão à ACBB passou a ser democrática e aberta a todos os interessados e não mais a um grupo fechado. A ACBB deixou de ser um entidade que organizava apenas campeonatos, ampliando o seu leque de atuação como fazem as entidades irmãs Associação Americana de Cafés Especiais – SCAA e Associação Européia de Cafés Especiais – SCAE.
• informações sobre o setor e a concorrência passaram a ser enviadas aos associados. A organização das etapas regionais dos campeonatos passaram a ser organizadas por um Comitê Local e não mais apenas por uma empresa. A medida visou dar chance a todo o associado local de trabalhar, contribuindo para desenvolver o mercado regional.
• foi criado um esquema transparente, como uma espécie de licitação, para que as máquinas interessadas pudessem dar lances em mercados que fossem interessantes para elas, sem dar preferência a um ou outro.
• foram incluídos campeonatos novos: Latte Art, Cup Tasters, Coffee in Good Spirits e Brewers Cup.
• foi criado um programa para Certificação de Juízes, que conta anualmente com a presença de uma pessoa enviada pelo World Coffee Events para avaliação dos mesmos.
• a parte financeira da ACBB, desde 2008, passou a ser toda feita pela empresa MABE, empresa administradora de condomínios, e é apresentada nas Assembléias para aprovação das contas, tendo sido aprovada com louvor.
• o trabalho sempre foi feito de forma isenta, aproveitando parceria, sem preferências, e de maneira imparcial, sem qualquer intenção política.
• foi criado Comitê de Baristas, liderado por Yara Castanho, há alguns anos, para ouvir os pleitos dos baristas. Infelizmente, devido à correria do dia-a-dia, o comitê não conseguiu trabalhar. Como o grupo não conseguiu se unir para apresentar propostas, a atual gestão adotou como estratégia convidar um barista para fazer parte da diretoria. Danilo Lodi deixou o posto por motivos pessoais. Depois de várias tentativas de incluir um novo diretor representando os baristas, em novembro, Tatiane Rodrigues aceitou entrar.
• a atual diretoria também pediu apoio para criação de um Comitê de Feiras para trabalhar com antecedência a organização dos certames, mas não conseguiu apoio. Por isso, a diretoria vem trabalhando sozinha para montar o evento ao longo dos anos.
• Raul Rodas, Allejandro Mendez e Pete Likata deram palestras.
• foi assinado Programa de Parceria Educacional com a Associação Americana de Cafés Especiais – SCAA, cujos workshops iniciam esta semestre. Com isso acreditamos que o número de associados crescerá.
• foi criado um Programa de Certificação de Baristas. O nível II não foi ainda aplicado em virtude de mudanças internacionais na formação de juízes. Este assunto será votado em Assembléia.
A atual diretoria também está trabalhando na criação de um programa de visita de baristas do Barista Guild da SCAA, em junho próximo, para integração e visita a regiões produtoras.


Convidamos a todos os associados, assim como aqueles não associados interessados em realmente fazer parte da mudança e melhoria do setor como um todo, a participarem da próxima Assembléia que acontecerá no dia 10/3, às 8h30min, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Além dos associados que sempre confirmam presença, os não-associados interessados deverão obrigatoriamente confirmar presença enviando e-mail para diretoria@acbb.com.br caso desejem participar, uma vez que outros assuntos internos serão tratados na data e teremos que reservar espaço.
A escolha da data se faz pela obrigatoriedade dos baristas participarem do workshop no dia 10 e 11/3, quando então teremos vários associados em São Paulo para o Campeonato e também competidores e juízes.
Que este manifesto saia do papel e que mais pessoas queiram participar para que todo o setor no Brasil tenha reconhecimento, prestigio nacional e mundial, tudo sempre feito com diálogo e respeito, sem jogos de interesses ou manobras políticas em momento de eleições. Nosso trabalho deve ser em prol do coletivo e não do individualismo. Esta gestão sempre foi aberta ao diálogo.


ACBB

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.