Terminou na última sexta-feira o 5º Campeonato Brasileiro de Barista e o Encontro Brasileiro de Cafés Especiais e Gourmet. Na ocasião, o barista da cafeteria Café da Lucca, Luís Otávio da Costa Linhares, se tornou o primeiro homem a vencer o campeonato. “
Terminou na última sexta-feira o 5º Campeonato Brasileiro de Barista e o Encontro Brasileiro de Cafés Especiais e Gourmet. Na ocasião, o barista da cafeteria Café da Lucca, Luís Otávio da Costa Linhares, se tornou o primeiro homem a vencer o campeonato. “Essa é uma grande oportunidade para a cafeteria explorar a marca e, para nós baristas, aprimorarmos o nosso know-how”.
Agora, Linhares irá representar o Brasil no campeonato internacional de baristas, em Berna, na Suíça.
Dos 42 baristas participantes, seis se classificaram para a fase final. Esses profissionais prepararam 12 bebidas, em um prazo máximo de 15 minutos. “São quatro cappuccinos, quatro bebidas com expresso e quatro expressos tradicionais”, explica a consultora do Octávio Cafés Especiais, Silvia Magalhães. Os participantes são julgados por quatro juízes sensoriais, dois técnicos e um principal. O assessor do Octávio Cafés Especiais, Silvio Leite, diz que o barista é o elo de ligação entre o setor produtivo e o consumidor. “O barista é um artista. Deve ser criativo para interpretar a mensagem do consumidor e transformá-la em um drink.”
A superintendente do Grupo Panamby, Alaíde Quércia, e representante da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana, maior patrocinador do evento, afirma que o intuito da associação é reeducar o consumidor brasileiro de café. “Estamos patrocinando esse tipo de evento para promover os cafés especiais da Alta Mogiana e de todo o País. Queremos que o brasileiro passe a consumir cafés de alta qualidade.”