08/02/10
Assunto será discutido nesta terça-feira (9) com representantes de ministros que compõem a Camex
Parlamentares da bancada do agronegócio e representantes de entidades do setor rural reúnem-se nesta terça-feira (9), com representantes dos ministros que compõem a Câmara de Comércio Exterior (Camex) para solicitar a extinção da tarifa antidumping nas importações do glifosato da China. Os pedidos de audiências partiram do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
Segundo o parlamentar gaúcho, a ideia é apresentar aos membros da Camex a posição dos agricultores que esperam que o governo extinga a sobretaxa que atualmente está em 2,1%. “Pretendemos mostrar aos ministros que a extinção da alíquota não só diminuirá os custos de produção das lavouras, como também ajudará no controle da inflação, pois o preço dos alimentos poderá cair com a adoção da medida”, destaca.
A bancada é contrária a criação de um preço de referência para o produto. Segundo informações de técnicos da área, o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) estuda a taxação de US$ 4,60 por kg/l importado. Heinze ressalta que isso acarretaria aumento de preço, diminuição da oferta e concentração de mercado.
Atualmente as empresas importadoras além de pagar a taxa antidumping, também pagam 12% de imposto de importação. Com isso, o preço médio do produto importado está em R$ 2,80 o kg/l.
A discussão do tema estará na pauta da reunião da Camex marcada para a próxima terça-feira (9), às 15h.
COMPOSIÇÃO – A Camex é composta pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Casa Civil; das Relações Exteriores; da Fazenda; da Agricultura; do Planejamento e do Desenvolvimento Agrário.
AUDIÊNCIAS – Duas reuniões já foram confirmadas pelo deputado Heinze: às 10h, com o secretário de acompanhamento econômico do ministério da Fazenda, Antônio Henrique Pinheiro, e às 11h, com o secretário executivo do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho. As informações partem da assessoria de comunicação do Deputado Federal Luis C. Heinze.